Artigo

Três exemplos que nos orgulham

Três exemplos que nos orgulham

Por Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Presidente da Concelhia do PS de Matosinhos

Uma das mais importantes lições que devemos acolher da crise covid-19 é a do valor do conhecimento e da informação.

Este momento global foi marcado, como provavelmente nenhum outro, pela partilha de conhecimentos e por um gigantesco fluxo informativo.

Mas o conhecimento não poderia ter sido partilhado se não existissem instituições de investigação, universidades e departamentos de inovação de empresas que formaram as pessoas que produziram novas soluções, com uma rapidez e eficiência extraordinárias.

E a informação não poderia ser útil se não existissem órgãos de Comunicação Social credíveis, como o “Jornal de Notícias”, que nos mantiveram bem informados, que escrutinaram os mecanismos de resposta à pandemia, alertaram para questões que poderiam ser menorizadas ou esquecidas e contribuíram decisivamente para a segurança das populações.

Conhecimento e informação permitiram que a humanidade enfrentasse melhor este desafio. Foram o suporte da decisão dos governos mais esclarecidos e foram, também, a oposição firme aos governos menos esclarecidos.

Olhando para esta realidade a partir de Matosinhos encontramos facilmente exemplos próximos. A começar no Hospital Pedro Hispano, uma das referências de excelência do Serviço Nacional de Saúde; ou o CEiiA, que desenvolveu, em colaboração com empresas e instituições nacionais, o Atena, um ventilador 100% português; ou o CIIMAR, que liderou a criação de uma plataforma que diminui o número de erros na deteção molecular do novo coronavírus.

Nestes exemplos, reconheço e agradeço a todas as instituições e pessoas, de todos os setores e atividades, que estão a ser fundamentais neste combate. E que farão parte dos novos caminhos que teremos de traçar para ultrapassarmos a crise que se avizinha.

Serão momentos desafiantes que exigirão novas respostas para os problemas.

Respostas que protejam os valores da democracia e da solidariedade.

Artigo de Opinião publicado no Jornal de Notícias a 15 de maio de 2020

425 Visualizações