Sobre Nós

A Federação Distrital do Porto do Partido Socialista é uma estrutura atenta e mobilizadora. Somos um agente interventivo na vida do Partido Socialista, do distrito do Porto e da região Norte. Afirmamos uma agenda política que tem em consideração as especificidades do nosso território. Procuramos ir ao encontro das expectativas dos nossos militantes e simpatizantes, assim como das populações e das comunidades, mantendo um diálogo aberto e plural e apelando ao contributo de todos para um efetivo desenvolvimento local e nacional.

A Federação Distrital do Porto do PS é a maior estrutura federativa socialista do país, sendo presidida por Eduardo Vítor Rodrigues, eleito por voto direto nas eleições que tiveram lugar no dia 5 de novembro de 2022. Nos últimos quatro anos, o Partido Socialista venceu todos os atos eleitorais no distrito do Porto. Em 2017, ganhámos as Eleições Autárquicas em 11 de 18 concelhos. Em 2019, vencemos as Eleições Europeias, elegendo dois deputados para o Parlamento Europeu. No mesmo ano, obtivemos um resultado notável nas Eleições Legislativas com uma votação superior à soma dos dois principais partidos da direita, o que resultou na eleição de 17 deputados à Assembleia da República. Nas Eleições Autárquicas de 2021, aumentámos a representação do Partido Socialista no distrito do Porto, alcançando a vitória em 12 concelhos. Às 11 autarquias que já eram lideradas pelo PS, juntou-se a Câmara Municipal de Vila do Conde. No distrito do Porto, o PS alcançou também a vitória em 139 Juntas de Freguesia. Em 2022, nas Eleições Legislativas, a vitória socialista no distrito do Porto foi inequívoca. O PS elegeu 19 deputados à Assembleia da República, mais dois do que em 2019, e venceu em 17 dos 18 concelhos.

Seguindo os princípios fundadores do Partido Socialista, a Federação Distrital do Porto defende inequivocamente a democracia. Batemo-nos pela procura de soluções para problemas nacionais e locais e pelas respostas necessárias às exigências sociopolíticas do mundo contemporâneo, tendo por base o socialismo democrático e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade que afirmam a abertura à diversidade, à iniciativa, à inovação e ao progresso. O PS compromete-se com a defesa e a promoção dos direitos humanos e da paz e considera a defesa dos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos como um valor primordial e inabalável.

Continuamos a Avançar!

Contamos consigo!