Artigo

Conferência | Saúde mental: antigos desafios, novas responsabilidades

30 Visualizações

Conferência | Saúde mental: antigos desafios, novas responsabilidades

 

DATA: 30/11/2018

 

HORA: 21H30

 

LOCAL: Federação Distrital do Porto do PS (Rua Santa Isabel, 87)

 

DESCRIÇÃO: A Secção Setorial da Saúde da Federação Distrital do Porto do PS vai levar a efeito, no dia 30 de novembro, pelas 21h30, na sede da Federação (Rua Santa Isabel, 82), a conferência “Saúde Mental: Antigos Desafios, Novas Responsabilidades”.

Passaram-se 20 anos desde que foi publicada a Lei da Saúde Mental 36/98 permitindo criar as condições jurídicas para uma mudança de paradigma na assistência psiquiátrica no nosso país, o que permitiu a reconfiguração do modelo organizativo da prestação de cuidados de saúde mental.

Ainda assim, Portugal é o 5º país da União Europeia com maior prevalência de problemas de saúde mental, sendo a ansiedade e a depressão as doenças mais frequentes, como se passa, aliás, nos outros países da UE.

Sendo as patologias mentais ainda bastante estigmatizadas, o que leva a que muitos doentes não sejam convenientemente tratados, deve-se ter em conta que a sensibilização para este tipo de patologias deverá ser da máxima importância, uma vez que têm uma penetração significativa e transversal na sociedade portuguesa.

Nesta conferência, para além de serem apresentados e discutidos os aspetos referentes à administração dos cuidados de saúde mental, será também objeto de análise a vertente social, nomeadamente familiar, que tão importante é neste ​contexto.

Abertura: 

Manuel Pizarro, Presidente da Federação Distrital do Porto do PS

Palestrantes: 

António Leuschner, Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental e do C.A. do Hospital Magalhães Lemos

Enfermeiro Carlos Violante, Enfermeiro Diretor da Casa de Saúde S. João de Deus – Barcelos

Isilda Bernardes, Assistente Social, INATEL, pós-graduada em Saúde Mental

 

+ INFO: https://www.facebook.com/events/337621093702873/