Vítor Costa eleito como candidato do PS à Câmara Municipal de Vila do Conde

Primárias inéditas no país deram 99% dos votos ao candidato socialista.

Vítor Costa foi eleito, este domingo, 10 de janeiro, como o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vila do Conde, nas primeiras Eleições Primárias em estruturas locais do PS, com 99% dos votos.

Segundo os resultados finais, Vítor Costa, presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde obteve 2378 dos votos dos 2395 militantes e simpatizantes que participaram no ato eleitoral, registando-se 15 votos em branco e 2 votos nulos. Destaca-se a grande participação e mobilização dos militantes e simpatizantes de Vila do Conde nestas Primárias, apesar das restrições impostas pela pandemia por Covid-19 e das temperaturas baixas que se fizeram sentir nos últimos dias.

Vítor Costa, que irá liderar a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vila do Conde nas Eleições Autárquicas deste ano, manifesta que é candidato “porque é possível fazer do Concelho de Vila do Conde o melhor dos territórios para se viver, trabalhar e estudar. É possível pôr a Câmara ao serviço de todos os Vilacondenses, assumindo um projeto novo e diferente. Fui eleito por militantes e simpatizantes do PS em eleições livres e justas e aceito o grande desafio de me dedicar de corpo e alma à causa de melhorar a qualidade de vida no Concelho de Vila do Conde”.

As Eleições Primárias em Vila do Conde, que ficam na história do Partido Socialista como um ato eleitoral inédito para escolher um candidato autárquico, foram acompanhadas por uma Comissão Eleitoral presidida pelo Deputado à Assembleia da República e Professor de Direito Constitucional Pedro Bacelar de Vasconcelos que afirma que “em primeiro lugar, felicito Vila do Conde pela iniciativa inédita de realização de Eleições Primárias para a escolha do candidato municipal. Em segundo lugar, felicito os militantes e simpatizantes socialistas que se mobilizaram empenhadamente para o exercício exemplar de participação cívica em que se traduziu a realização destas Eleições Primárias. Destaco, ainda, que a participação de 60% numa situação de estado de emergência e com este tempo gelado possa inspirar todos os socialistas e todos os cidadãos para o aprofundamento da cultura democrática. Finalmente, saúdo a vitória inequívoca do candidato socialista, o Professor Vítor Costa, que parte para as próximas Eleições Autárquicas com uma fortíssima legitimação democrática”.

Vítor Manuel Moreira Costa, eleito pelos vilacondenses que participaram nas Primárias como o candidato do PS à Câmara Municipal é natural de Vila do Conde onde nasceu em 1966. É licenciado em Física/Matemática Aplicada, Mestre em Matemática Aplicada e Doutorado em Matemática Aplicada/Astrofísica pela Universidade do Porto. É docente do Ensino Superior desde 1990, tendo exercido funções em várias Instituições universitárias. É atualmente Professor no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Investigador no Laboratório de Engenharia Matemática do ISEP e Investigador Associado no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Exerceu as funções de Vereador a tempo inteiro na Câmara Municipal de Vila do Conde nos mandatos de 2005/2009 e de 2009/2013. Vítor Costa foi eleito presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde a 1 de fevereiro de 2020.

1323 Visualizações