Artigo

Três Deputados do Distrito do Porto na direção do Grupo Parlamentar do PS

Três Deputados do Distrito do Porto na direção do Grupo Parlamentar do PS

João Paulo Correia, Constança Urbano de Sousa e José Luís Carneiro ocupam lugares nas vice-presidências do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

A Assembleia da República manteve esta sexta-feira a primeira reunião da XIV Legislatura com a presença dos 230 deputados eleitos nas Eleições Legislativas de 2019. No primeiro dia de trabalhos no parlamento, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista elegeu a sua direção que conta com três deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral do Porto.

João Paulo Correia mantém-se numa das vice-presidências do Grupo Parlamentar do PS. Já Constança Urbano de Sousa e José Luís Carneiro foram nomeados para ocupar cargos de direção. As escolhas foram feitas por Ana Catarina Mendes, eleita esta sexta-feira presidente do Grupo Parlamentar do PS por ampla maioria, com 91% da votação, ou seja, 98 votos favoráveis num total de 108 deputados socialistas.

Além do deputado de Vila Nova de Gaia, João Paulo Correia que cumpre o quarto mandato como parlamentar, são reconduzidos nas vice-presidências Pedro Delgado Alves (Lisboa), Carlos Pereira (Madeira) e Lara Martinho (Açores).

A lista para a direção da bancada do PS hoje apresentada por Ana Catarina Mendes tem cinco mulheres em 12 vice-presidências. Além de Constança Urbano de Sousa, ex-Ministra da Administração Interna e eleita pelo Porto, surgem os nomes de Hortense Martins (Castelo Branco), de Maria Begonha, líder da JS (Lisboa), Marina Gonçalves (Viana do Castelo) e Lara Martinho (Açores). Segundo fonte socialista, “a percentagem de mulheres na direção da bancada será de 46%, o que acrescerá ao facto de Ana Catarina Mendes ser a primeira mulher presidente do Grupo Parlamentar do PS”.

Na direção do Grupo Parlamentar do Partido Socialista figuram outros dirigentes do PS, como é o caso de José Luís Carneiro, ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e eleito deputado pelo Porto, bem como, Porfírio Silva e Hugo Pires. O cabeça de lista do Partido Socialista pelo Círculo Eleitoral de Portalegre, Luís Testa, será outro dos vice-presidentes da bancada.

Esta sexta-feira, no primeiro dia de trabalhos da XIV Legislatura, Ferro Rodrigues foi reeleito Presidente da Assembleia da República, com 178 votos a favor, 44 brancos e oito nulos, na primeira sessão do novo parlamento.

353 Visualizações