Artigo

Poder de Compra: Matosinhos acima da média nacional, Gaia e Gondomar entre os municípios com maior percentagem

Poder de Compra: Matosinhos acima da média nacional, Gaia e Gondomar entre os municípios com maior percentagem

Matosinhos detém um indicador per capita de poder de compra maior do que a média em Portugal. Já Vila Nova de Gaia e Gondomar fazem parte do conjunto de 22 municípios com maior percentagem de poder de compra a nível nacional. A Área Metropolitana do Porto representa 17% do poder de compra em Portugal.

Matosinhos é um dos três concelhos do distrito com maior poder de compra, segundo os mais recentes dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística. O Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio – 2017 publicado pelo INE indica que 32 dos 308 municípios portugueses apresentam um poder de compra superior à média nacional fixada num Indicador Per Capita (IpC) de 100,7.

Nas primeiras quinze posições surgem três concelhos do distrito. Além de Matosinhos, que apresenta um IpC de 122,96 e surge assim no segundo lugar distrital, Porto (157,82) e Maia (110,66) estão acima da média nacional do poder de compra per capita. Estes três municípios superam ainda outros patamares: Porto, Matosinhos e Maia estão acima dos valores médios da Região Norte (92,1), bem como, da média da Área Metropolitana do Porto (104,43).

Em destaque surge também o concelho de Vila Nova de Gaia. Segundo as estatísticas do INE, o município ultrapassa a média regional do Indicador Per Capita do Poder de Compra com o valor de 100,11, ficando muito próximo da média nacional de 100,7.

Já no que respeita à Percentagem do Poder de Compra (PPC), o INE indica que dois terços (66,2%) do poder de compra estão concentrados na Área Metropolitana de Lisboa e na Região Norte. Nesta contabilização, a Área Metropolitana do Porto representa uma fatia de 17% do poder de compra nacional. As duas áreas metropolitanas concentram, em conjunto, mais de metade do poder de compra do país (51,6%).

O Instituto Nacional de Estatística ainda assinala os 22 municípios que conseguem apresentar uma percentagem superior a 1% do poder de compra total em Portugal. No distrito do Porto, há cinco concelhos que se destacam: Porto (3,29%), Vila Nova de Gaia (2,92%), Matosinhos (2,08%), Maia (1,47%) e Gondomar (1,35%).

97 Visualizações