Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto

O presidente da Comissão Política Concelhia do Porto do PS e deputado, Tiago Barbosa Ribeiro, foi eleito por unanimidade e aclamação.

Tiago Barbosa Ribeiro foi eleito, por unanimidade e aclamação, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal do Porto nas Eleições Autárquicas deste ano.

O nome foi a votos esta segunda-feira à noite na reunião da Comissão Política Concelhia do Porto do PS, depois de Tiago Barbosa Ribeiro ter anunciado a sua candidatura em conferência de imprensa na Federação Distrital do Porto do Partido Socialista, que contou com a presença de Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do PS e de Renato Sampaio, presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia.

Na conferência de imprensa, o presidente da Concelhia do Porto do PS e deputado disse ser tempo de “virar a página” e oferecer à cidade “um projeto autárquico alternativo que esteja à altura dos pergaminhos do PS no Porto”.

Um projeto, segundo Tiago Barbosa Ribeiro “que polarize as opções democráticas e que demonstre que o PS tem um programa para as questões que têm sido ignoradas na Cidade, como a mobilidade, a descarbonização, a falta de habitação para as classes médias, as persistentes bolsas de pobreza, as fortes clivagens sociais e territoriais ou a falta de uma visão para a recuperação económica do Porto no pós- pandemia.

Para tudo isto e muito mais, que é sempre um projeto coletivo, é preciso liderança”.

O candidato citou Mário Soares para lembrar que “só é derrotado quem desiste de lutar”.

Para Tiago Barbosa Ribeiro “é tempo de avançar e dizer sim, de mobilizar o PS e de galvanizar a cidade. Se, como espero, a Comissão Política Concelhia aprovar o meu nome, dar-me-á a maior honra da minha vida. Poderei disputar estas eleições em nome do meu partido na cidade que amo, onde nasci e sempre vivi, e que fez de mim muito do que sou”.

Tiago Barbosa Ribeiro

Tiago Barbosa Ribeiro é natural do Porto, cidade onde nasceu em 1983 e vive desde sempre.

Licenciado em Sociologia com especialização (Seminário de Investigação) em Trabalho e Organizações pela Universidade do Porto. Pós-graduado em Gestão pela Universidade do Porto (Curso Geral de Gestão, Porto Business School). Frequenta o Mestrado em Economia e Políticas Públicas no ISEG (Universidade de Lisboa).

É quadro superior da EFACEC, onde teve responsabilidade em Portugal e internacionalmente, em particular, nas regiões do Magrebe, África Austral e América Latina.

É presidente da Comissão Política Concelhia do Porto do PS e, quando foi eleito pela primeira vez, em 2016, tornou-se o mais jovem presidente dessa estrutura. É membro da Comissão Política Nacional do PS. É deputado na Assembleia Municipal do Porto e foi membro da Assembleia de Freguesia do Bonfim.

Tiago Barbosa Ribeiro é deputado do Partido Socialista desde 2015, eleito pelo círculo eleitoral do Porto. É Coordenador dos Deputados Socialistas na Comissão de Trabalho e Segurança Social na Assembleia da República desde essa altura.

Tem intensa atividade nesta área. Integrou, entre outros, o Grupo de Trabalho de Combate à Precariedade criado no âmbito dos acordos com BE, PCP e PEV para a solução de Governo na XIII Legislatura, o Grupo de Trabalho para a revisão das Leis Laborais e outros grupos de trabalho sectoriais. Mais recentemente coordena o Grupo de Trabalho sobre Teletrabalho.

Integra a Comissão Eventual da Assembleia da República para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social. Fez parte da Comissão Permanente da Assembleia da República.

Paralelamente à sua atividade profissional, mantém desde sempre intensa participação cívica e política. Exerceu funções associativas e já colaborou com diferentes instituições do Porto. Esteve ligado a diferentes movimentos cívicos de âmbito local e nacional. Teve responsabilidades nos «Jovens pelo Sim» pela despenalização da IVG. Foi dirigente da JS a nível concelhio, distrital e nacional, tendo liderado as estruturas concelhia e distrital da JS no Porto e integrado o Secretariado Nacional da JS.

É membro do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto.

Tiago Barbosa Ribeiro é, ainda, coautor das obras «Onde Pára o Estado? Políticas Públicas em Tempo de Crise» e «Trabalho Igual, Salário Diferente», tendo participação regular em conferências, debates e na imprensa, bem como vários artigos em publicações periódicas, jornais e revistas.

372 Visualizações