Artigo

PS/Póvoa de Varzim prova que Rui Rio e Aires Pereira faltaram à verdade para criar notícia falsa

290 Visualizações

PS/Póvoa de Varzim prova que Rui Rio e Aires Pereira faltaram à verdade para criar notícia falsa

 

A Concelhia do PS/Póvoa de Varzim desmente o líder do PSD, Rui Rio, e o presidente da Câmara, Aires Pereira, provando que faltaram à verdade nas declarações que fizeram numa visita recente às instalações do Centro Hospitalar do concelho.

Aos jornalistas, Rui Rio e Aires Pereira afirmaram que o Orçamento de Estado para 2019 considerava uma redução do financiamento a esta infraestrutura e que o Centro Hospitalar não pagava a fornecedores desde 2017.

Segundo os socialistas poveiros, “falando claramente sem saber, Rui Rio insistiu ainda que a “falta de financiamento” do Hospital põe em causa a gestão corrente do próximo ano, com dificuldade inclusive para o pagamento de salários, uma situação que, a ser verdade, seria de enorme gravidade”. Para João Trocado, presidente da Concelhia do PS/Póvoa de Varzim, tratou-se, no entanto, “apenas de alarmismo populista”.

Com uma simples pesquisa em documentos que são públicos e que estão acessíveis a todos na internet, a concelhia do PS/Póvoa de Varzim fez um “fact check” às afirmações dos dirigentes sociais democratas e provou que Rui Rio e Aires Pereira quiseram criar uma notícia falsa. A dotação orçamental para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim prevista no Orçamento do Estado é consideravelmente mais alta que no ano anterior (de 25 milhões de euros em 2018 sobe para 31 milhões em 2109) e, só entre 2017 e 2018 a dívida do hospital foi reduzida em cerca de dois milhões de euros.

João Trocado lamenta que o PSD tenha tentado criar “uma notícia falsa, denunciando uma redução de dotação para o Centro Hospitalar que não só não existe, como é precisamente o inverso”.

“Em quatro anos de governação PSD/CDS, não se deu conta da preocupação do PSD ou de Aires Pereira em defender investimentos no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde”, lamenta o presidente da concelhia socialista lembrando ainda que durante o anterior governo “não houve sequer qualquer investimento, deixando as instalações em degradação”.

Para João Trocado, “o mais grave é que assim se constata que Aires Pereira apenas defende os interesses do Município quando tal serve uma estratégia partidária”.

 


Veja aqui: Fact Check às declarações de Rui Rio e Aires Pereira