Artigo

PS/Porto saúda Acordo para Fundos Europeus

PS/Porto saúda Acordo para Fundos Europeus

Acordo alcançado no Conselho Europeu representa enorme vitória da Europa e de Portugal.

A Federação Distrital do Porto (FDP) do Partido Socialista saúda o acordo alcançado no Conselho Europeu, que reuniu em Bruxelas nos últimos quatro dias, e que permitirá a Portugal receber, entre 2021 e 2027, mais de 45 mil milhões de euros de apoios comunitários.

Num momento de grande incerteza e dificuldade para o nosso país e para a Europa, confrontados com as consequências económicas e sociais da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, este acordo é essencial para consolidar o projeto europeu. Ao mesmo tempo, cria as condições necessárias para uma resposta nacional robusta e determinada, que nos permita voltar ao caminho do progresso.

O financiamento de dimensão inédita que Portugal conseguiu agora obter exige também um esforço reforçado. É essencial mobilizar os portugueses, as empresas e todas as instituições para que esses recursos sejam utilizados de forma inteligente, rigorosa e transparente, estimulando o desenvolvimento económico, promovendo as qualificações profissionais, combatendo as desigualdades e resolvendo problemas nas infraestruturas.

Consciente das suas especiais responsabilidades, a FDP do PS trabalhará com as autarquias e com todas as instituições do distrito para assegurar que isso aconteça e empenhar-se-á junto do Governo e das instituições europeias para que os programas em que se baseará a utilização destes meios financeiros sejam concebidos de forma participada e desburocratizada. A FDP do PS dirige uma especial saudação ao Primeiro-Ministro, António Costa, cuja visão, perseverança e sentido de responsabilidade constituíram um contributo essencial para este resultado ao nível da União Europeia e na defesa intransigente do interesse nacional.

*Fotografia: Twitter Oficial do Primeiro-Ministro, António Costa.

266 Visualizações