Artigo

OE 2019: Governo prevê 50 milhões de euros para aumentar funcionários públicos

OE 2019: Governo prevê 50 milhões de euros para aumentar funcionários públicos

O Governo vai disponibilizar 50 milhões de euros para aumentos na Função Pública e antecipa uma subida do salário médio destes trabalhadores superior a 3%. O montante foi anunciado esta terça-feira pelo ministro das Finanças, aquando a apresentação do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

Neste orçamento, o Executivo conta com um total de 800 milhões de euros para remunerações na Administração Pública (AP), o que, segundo Mário Centeno, perante promoções e progressões, faz com que o salário médio na AP cresça 68 euros. “É o maior incremento salarial da administração pública portuguesa da última década”, frisou Mário Centeno, em conferência de imprensa.

Aos jornalistas, o governante adiantou ainda que haverá um programa de contratações no Estado, para que “os quadros da administração pública possam ser renovados, em particular nas áreas técnicas”. Com esta subida, o Executivo pretende que os trabalhadores estejam “mais motivados”.

“É a grande ambição dos funcionários públicos que a suas carreiras progridam (…). Estão a ser descongelados nove anos de carreiras em dois anos civis”, realçou o ministro das Finanças.

 

Veja aqui a Conferência de Imprensa na íntegra:

 

164 Visualizações