Artigo

Nota de Pesar pelo Falecimento de Asuil Dinis Linhares Carneiro (1944-2020)

Nota de Pesar pelo Falecimento de Asuil Dinis Linhares Carneiro (1944-2020)

A Federação Distrital do Porto do Partido Socialista expressa o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Asuil Dinis Linhares Carneiro, o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso eleito democraticamente pelo Partido Socialista em 1976, após o 25 de Abril.

Asuil Dinis faleceu hoje aos 75 anos, vítima de doença prolongada. Nome histórico do PS de Santo Tirso, o socialista tomou posse na autarquia tirsense a 22 de janeiro de 1977 e permaneceu no cargo até 16 de janeiro de 1980. Na segunda metade da década de 80, presidiu à Assembleia Municipal de Santo Tirso.

Natural da freguesia de Agrela e advogado de profissão, Asuil Dinis Linhares Carneiro era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso foi um dos grandes projetos da vida do socialista, integrando a direção da Associação Humanitária durante cerca de três décadas e assumindo a presidência durante 20 anos. Atualmente, Asuil Dinis presidia à Assembleia Geral da instituição. Foi sob a sua liderança que avançou a construção do quartel da corporação com a assinatura do arquiteto Siza Vieira, inaugurado em 2013.

Citando o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, Asuil Dinis foi “um homem de causas, com uma enorme dimensão social, que dedicou grande parte da sua vida à comunidade. Santo Tirso ser-lhe-á eternamente grato pelo trabalho que desenvolveu”.

O funeral ocorrerá amanhã pelas 15 horas na Igreja de Campanhã, no Porto.

A Federação Distrital do Porto do PS, e o seu presidente Manuel Pizarro, endereçam as mais sentidas condolências à família e amigos de Asuil Dinis Linhares Carneiro, ao Município de Santo Tirso e ao Partido Socialista de Santo Tirso.

114 Visualizações