Artigo

Município de Lousada vence prémio europeu de sustentabilidade ambiental

Município de Lousada vence prémio europeu de sustentabilidade ambiental

Lousada recebeu esta quinta-feira, em Bruxelas, o Prémio Ação Transformativa do Ano 2019.

A Câmara Municipal de Lousada foi distinguida a nível europeu por usar a educação ambiental para ligar a população ao seu território enquanto promove práticas ambientais”.

O Prémio Ação Transformativa do Ano 2019 – European Sustainable Cities – foi atribuído pelo ICLEI (Local Governments for Sustainability). O júri de especialistas salientou o “potencial de transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica da comunidade”. Lousada ficou à frente das cidades de Leuven, na Bélgica, e de Berlim, na Alemanha. O prémio foi recebido no Comité das Regiões Europeu, em Bruxelas, pelo Vice-Presidente da autarquia, Manuel Nunes, responsável pelos pelouros do Ambiente e Natureza.

A estratégia ambiental começou a ser implementada em Lousada em 2017. Deste então, o município plantou mais de 40 mil árvores com o apoio de mais de 4.500 voluntários. A reflorestação traduziu-se na recuperação de mais de 20 hectares de terras danificadas, na criação de 20 lagoas e no aumento da reciclagem de resíduos em mais de 500 toneladas por ano.

O município de Lousada recebeu 10 mil euros para iniciar uma ação transformadora no território, um troféu e vai poder marcar presença na Mannheim2020, uma conferência europeia que funciona como uma interface entre a União Europeia e as ações sustentáveis a nível local.

(fotografia: Facebook Município de Lousada)

38 Visualizações