Manuel Pizarro eleito presidente da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu

O eurodeputado e presidente da Federação Distrital do Porto do PS foi eleito esta terça-feira, substituindo no cargo Carlos Zorrinho.

Manuel Pizarro foi eleito esta terça-feira presidente da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu.

O eurodeputado e presidente da Federação Distrital do Porto do PS sucede a Carlos Zorrinho.

No Parlamento Europeu, Manuel Pizarro é também vice-presidente da Delegação para as Relações com a República Federativa do Brasil e é membro efetivo da Comissão das Pescas (onde coordena o trabalho dos deputados do Grupo S&D, Aliança dos Socialistas e Democratas), da Comissão do Emprego e dos Direitos Sociais, bem como da Delegação à Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Rússia.

Manuel Pizarro nasceu em 1964 e morou sempre no Porto. É médico especialista em medicina interna; eurodeputado; presidente da Federação Distrital do Porto do PS e alto-comissário da Convenção Nacional de Saúde.

Desempenhou funções de Secretário de Estado da Saúde do XVII Governo Constitucional e de Secretário de Estado Adjunto e da Saúde no XVIII Governo Constitucional, entre 2008 e 2011.

Em cargos governamentais, foi responsável, entre outros dossiês, pela dinamização da reforma dos cuidados de saúde primários; pelo alargamento às crianças do programa cheque dentista; pela criação do Banco Público de células do cordão umbilical (Lusocord); pelo primeiro banco público de gâmetas (no Centro Hospitalar do Porto); e pelo início da construção do Centro Materno-Infantil do Norte.

Manuel Pizarro foi ainda vereador na Câmara Municipal do Porto e deputado à Assembleia da República, tendo integrado a Comissão Parlamentar de Saúde. Teve participação destacada na aprovação da Lei da Procriação Medicamente Assistida e do novo enquadramento legal para a transplantação de órgãos.

861 Visualizações