Manuel Pizarro: Concessão do Coliseu do Porto tem que assegurar interesse público da programação

Manuel Pizarro visitou o Coliseu do Porto e tornou-se sócio da Associação Amigos do Coliseu. Um ato simbólico para defender a continuidade da associação, mesmo num cenário de concessão da gestão da sala de espetáculos. 

Na visita guiada por Mónica Guerreiro, diretora do Coliseu do Porto, o presidente da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista e presidente da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu, salientou que “o Coliseu faz parte da identidade do Porto”.

“Esta cidade não seria a mesma sem um espaço como este. A forma como as pessoas o encaram ficou bem demonstrada quando em 1994 nos tentaram roubar o Coliseu. Na altura, o povo do Porto uniu-se para o defender. O que se passou nestes anos deve permanecer não só na memória coletiva, bem como na ação em defesa do Coliseu”, disse Manuel Pizarro.

Tendo em conta a necessidade de obras urgentes de reabilitação, a concessão do espaço a privados é para o eurodeputado “uma boa notícia” e uma “solução possível que reúne, neste momento, o consenso dos associados institucionais, designadamente a Câmara do Porto, a Área Metropolitana e o Ministério da Cultura”. Essa solução tem que “colocar à cabeça a realização das obras de infraestruturas que são essenciais para assegurar que o Coliseu se mantém como espaço cultural de qualidade”.

Segundo Manuel Pizarro, “feita com um caderno de encargos cuidadoso, a concessão é compatível com a manutenção do interesse público na atividade do Coliseu e com a sobrevivência da Associação Amigos do Coliseu. Não podemos é continuar à procura de novas soluções que depois não se concretizam, porque é urgente que se proceda a esta obra para garantir a perenidade do Coliseu”.

Em relação à programação cultural, o presidente da Federação Distrital do Porto do PS afirmou que os espetáculos organizados por promotores privados fazem parte da natureza de uma sala da dimensão do Coliseu do Porto, sendo necessário acautelar a programação de interesse público que é promovida pela Associação Amigos do Coliseu.

A acompanhar Manuel Pizarro nesta visita estiveram Maria João Castro, representante da Área Metropolitana do Porto na direção da Associação Amigos do Coliseu e deputada na Assembleia da República, e Gustavo Pimenta, presidente do Conselho Fiscal da Associação Amigos do Coliseu.

262 Visualizações