Artigo

Legislativas: PS elege 17 deputados no distrito do Porto

Legislativas: PS elege 17 deputados no distrito do Porto

O Partido Socialista elegeu 17 deputados no distrito do Porto, mais 3 do que em 2015.

Nas Eleições Legislativas de 2019, a 6 de outubro, o Partido Socialista venceu em 14 dos 18 concelhos do distrito.

No Círculo Eleitoral do Porto, o PS obteve uma votação de 36,65%, num aumento de 3,93 pontos percentuais em relação às últimas Eleições Legislativas.

O Partido Socialista reuniu 342.496 votos no distrito do Porto.

Assim, os 17 deputados eleitos pelo PS são:

Alexandre Quintanilha – Professor Universitário Jubilado, 74 anos
Alexandre Quintanilha, físico internacionalmente reconhecido, fundou o Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, e foi Professor Universitário no ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Presidiu a comités da Fundação Europeia para a Ciência, da Comissão Europeia e da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Foi presidente do Conselho Científico do Pavilhão do Conhecimento. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora.

Rosário Gambôa – Professora Universitária, 63 anos
Doutorada em Filosofia, Rosário Gambôa leciona no IPP – Instituto Politécnico do Porto, instituição à qual presidiu. É presidente da Mesa da Assembleia Geral da Portugal Ventures e membro do Conselho de Administração da Fundação AEP – Associação Empresarial de Portugal. Rosário Gambôa faz parte da Direção da Associação Comercial do Porto e da Direção do Coliseu do Porto. Foi distinguida com a Medalha de Mérito (Grau Ouro) pelas Câmaras Municipais do Porto e Penafiel.

João Pedro Matos Fernandes – Engenheiro Civil, 51 anos
João Pedro Matos Fernandes é Ministro do Ambiente e da Transição Energética desde 2015. Foi presidente dos Conselhos de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões e da empresa Águas do Porto. João Pedro Matos Fernandes integrou a CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, na área de Ordenamento do Território, como coordenador do setor dos transportes.

Ana Paula Vitorino – Engenheira Civil, 57 anos
Ana Paula Vitorino é Ministra do Mar desde 2015. Foi Deputada da Assembleia da República e é membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista. Ana Paula Vitorino foi ainda Secretária de Estado dos Transportes no XVII Governo Constitucional e Primeira Secretária da Mesa da Assembleia Municipal do Porto.

José Luís Carneiro – Professor Universitário, 47 anos
José Luís Carneiro é Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, desde 2015. Entre 2005 e 2015, foi presidente da Câmara Municipal de Baião. José Luís Carneiro presidiu à Federação Distrital do Porto do Partido Socialista e à Associação Nacional dos Autarcas Socialistas, bem como, ao Conselho da Comunidade do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega.

Cristina Moreira – Educadora de Infância, 53 anos
Cristina Moreira é Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lousada, responsável pelos pelouros da Ação Social, Habitação, Família, Juventude, Promoção da Igualdade, Saúde, Defesa do Consumidor, Desenvolvimento Económico e Social (Turismo, Agricultura, Artesanato, Comércio, Indústria, Emprego, Empreendedorismo e Inovação).

João Paulo Correia – Gestor, 42 anos
João Paulo Correia é presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia. Eleito para cumprir um quarto mandato como deputado na Assembleia da República, João Paulo Correia ocupou o cargo de vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na última legislatura.

Tiago Barbosa Ribeiro – Sociólogo, 36 anos
Tiago Barbosa Ribeiro é deputado desde 2015 e, foi na última legislatura, coordenador dos deputados socialistas na Comissão de Trabalho e Segurança Social, integrando a Comissão Permanente da Assembleia da República. Foi dirigente da Juventude Socialista a nível concelhio, distrital e nacional. Tiago Barbosa Ribeiro foi Presidente da Concelhia do PS Porto. Foi membro da Assembleia de Freguesia do Bonfim e deputado municipal entre 2009 e 2013. Em 2017, foi eleito novamente deputado à Assembleia Municipal do Porto.

Isabel Oneto – Jurista, 60 anos
Isabel Oneto é Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna desde 2015. Foi Governadora Civil do Distrito do Porto e exerceu as funções de vereadora na Câmara Municipal do Porto. Isabel Oneto foi também Deputada à Assembleia da República e membro do Conselho de Fiscalização do Sistema Integrado de Informação Criminal.

João Torres – Engenheiro Civil, 33 anos
João Torres é Secretário de Estado da Defesa do Consumidor. Natural da Maia, foi Secretário-geral da Juventude Socialista. João Torres foi eleito para um segundo mandato como Deputado na Assembleia da República e já foi Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Pedro Bacelar de Vasconcelos – Professor Universitário, 67 anos
Pedro Bacelar de Vasconcelos é Presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, tendo pertencido ao Conselho Superior do Ministério Público, eleito pela Assembleia da República. Foi diretor dos Assuntos Constitucionais e Eleitorais na Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste, e conselheiro das Nações Unidas junto do Presidente da República de Timor Leste. Pedro Bacelar de Vasconcelos, antigo Secretário Nacional do Partido Socialista foi ainda Governador Civil do Distrito de Braga, deputado à Assembleia Municipal do Porto e vice-presidente da Assembleia Metropolitana do Porto.

Joana Lima – Empresária, 55 anos
Joana Lima foi eleita para um terceiro mandato como deputada na Assembleia da República, o segundo consecutivo. Foi presidente da Câmara Municipal da Trofa, eleita pelo Partido Socialista, assim como vereadora sem pelouro na mesma autarquia. Joana Lima foi ainda administradora não executiva da empresa Metro do Porto.

Pedro Sousa – Jurista, 37 anos
Pedro Sousa, licenciado em Direito, é desde 2009 presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Constança Urbano de Sousa – Professora Universitária, 52 anos
Constança Urbano de Sousa foi Ministra da Administração Interna no Governo entre 2015 e 2017, e é membro da Comissão Política Nacional do PS. É professora e investigadora na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Constança Urbano de Sousa foi coordenadora do Núcleo de Justiça e Assuntos Internos na REPER, em Bruxelas, tendo presidido ao Comité Estratégico de Imigração, Fronteiras e Asilo do Conselho da União Europeia.

José Magalhães – Professor Universitário, 57 anos
José Magalhães vai cumprir o 11º mandato como deputado na Assembleia da República. É docente universitário e autor de várias obras, entre as quais, o Dicionário da Revisão Constitucional (1989). José Magalhães integrou três Governos: Foi Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e Secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária.

Hugo Carvalho – Engenheiro Civil, 32 anos
Hugo Carvalho tomou posse como Deputado na Assembleia da República em julho de 2017, e é agora eleito para um segundo mandato. É presidente da Concelhia do Partido Socialista de Amarante e membro da Assembleia Municipal de Amarante. Foi presidente da Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista.

Carla Sousa – Atriz, 49 anos
Carla Sousa, atriz e produtora cultural, foi eleita para um segundo mandato como Deputada na Assembleia da República pelo Partido Socialista. Foi vereadora sem pelouro pelo PS na Câmara Municipal do Porto.

330 Visualizações