João Paulo Correia é o coordenador do PS na nova comissão de inquérito ao Novo Banco

O vice-presidente Grupo Parlamentar do Partido Socialista, João Paulo Correia vai ser o coordenador do PS na nova comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, que inicia funções esta terça-feira.

João Paulo Correia, segundo um comunicado do Grupo Parlamentar do PS, “tem experiência em inquéritos parlamentares”, tendo pertencido à que investigou a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em declarações ao Jornal de Notícias, a presidente do GPPS, Ana Catarina Mendes, sublinhou que João Paulo Correia “é um vice-presidente da bancada e tem trabalhado ao longo dos anos” nesta matéria, desde a fundação do Novo Banco. Tratando-se de uma “comissão muito exigente”, acrescentou que foi escolhido também “pela sua competência, discrição e capacidade de combate político”.

Para a nova comissão parlamentar estão ainda indicados os deputados do PS Ana Paula Vitorino, Fernando Anastácio, Jamila Madeira, Miguel Costa Matos, Hugo Carvalho e Joana Sá Pereira.

A comissão “deve funcionar pelo prazo mais curto que permita cumprir os seus objetivos, não ultrapassando os 120 dias”. Em análise, estarão quatro pontos que abrangem o “período antecedente à resolução e relativo à constituição do NB [Novo Banco]”, o “período antecedente e relativo à alienação”, o “período após alienação” e ainda a avaliação da “atuação dos governos, BdP [Banco de Portugal], FdR [Fundo de Resolução] e Comissão de Acompanhamento no quadro da defesa do interesse público”.

207 Visualizações