Artigo

Já instalou a app StayAway Covid?

Já instalou a app StayAway Covid?

A aplicação de rastreio para dispositivos móveis foi apresentada no Porto e funciona como um radar de eventuais exposições ao contágio pela COVID-19.

Foi apresentada esta terça-feira, 1 de setembro, no Porto, a nova app StayAway Covid. A apresentação decorreu no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa e da Ministra da Saúde, Marta Temido.

O objetivo da aplicação para dispositivos móveis, tais como smartphones ou tablets, é detetar potenciais exposições a pessoas infetadas com COVID-19, através dos contactos de proximidade.

A app StayAway Covid foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC) em colaboração com Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Os utilizadores infetados com o novo coronavírus podem introduzir, voluntariamente, um código do teste positivo à COVID-19 na aplicação, e, dessa forma permitir que todos os contactos que manteve, nos últimos 14 dias, sejam avisados de que estiveram a menos de dois metros de distância e por um período superior a 15 minutos, no mesmo local.

Depois da validação pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado. Todo o procedimento é voluntário e anónimo, decorre sem revelar a identidade de quem utiliza a app e não necessita de introdução de quaisquer dados pessoais.

Segundo o Ministério da Saúde, a DGS “é a entidade responsável por gerir o sistema e garantir que o tratamento de dados respeita a legislação europeia e nacional”, seguindo as “recomendações e orientações da Comissão Nacional de Proteção de Dados”.

No Porto, o Primeiro-Ministro, António Costa, defendeu que descarregar a aplicação é um “dever cívico”, tratando-se a StayAway Covid de “mais um instrumento” para o combate à pandemia e para a quebra das cadeias de transmissão.

A app StayAway Covid pode ser descarregada a partir da App Store e da Google Play.

Veja o vídeo de apresentação da app StayAway Covid:

400 Visualizações