Governo viabiliza proposta de Manuel Pizarro que permite que o Porto se candidate a receber a EMA
O Governo acaba de anunciar que vai promover um período de candidaturas aberto a todos os interessados, viabilizando assim que o Porto se candidate a receber a Agência Europeia do Medicamento (EMA).
A decisão acontece no seguimento da proposta que Manuel Pizarro, vereador socialista na Câmara do Porto, apresentou na passada terça-feira, dia 13 de junho, para que fosse constituído um grupo de trabalho que permitisse, no prazo de 30 dias, apresentar ao Governo uma candidatura da cidade do Porto.
A proposta socialista acabou por ser aprovada por unanimidade na reunião de Câmara, ficando a sua execução condicionada à aceitação, por parte do Governo, de rever a decisão de candidatar Lisboa e aceitar a candidatura do Porto.
Manuel Pizarro consegue, assim, reverter a decisão de ser Lisboa a cidade a representar Portugal nesta corrida, garantindo que o Porto seja considerado como alternativa.
Recorde-se que o vereador socialista já havia reunido, na proposta apresentada, o apoio das mais prestigiadas organizações do setor na cidade, designadamente, o Centro Hospitalar de S. João, o Centro Hospitalar do Porto, o Instituto Português de Oncologia – Porto, a Universidade do Porto; o Instituto Politécnico do Porto; a Universidade Católica do Porto; a Universidade Fernando Pessoa; o Pólo de Competitividade da Saúde / Health Cluster Portugal; a Associação Empresarial de Portugal e a Associação Comercial do Porto.
Manuel Pizarro contará, assim, com a participação de todas estas instituições na elaboração da candidatura portuense à EMA.