Eleitas novas Secções de Ação Setorial da Federação Distrital do Porto do PS

Os órgãos das secções do Ambiente e Energia, Cultura e Criação e Transportes e Mobilidade foram hoje eleitos, na sequência de uma reestruturação que tem como objetivo a adequação das estruturas ao trabalho de proximidade com os diferentes setores.

Na nova Secção de Ação Setorial do Ambiente e Energia, que resulta da fusão das Secções Setoriais do Ambiente e da EDP, Manuel Carneiro foi eleito secretário-coordenador e Fernando Moreira foi eleito presidente da Mesa da Assembleia-Geral. Esta Secção visa mobilizar os atuais e futuros militantes socialistas em torno da ambiciosa agenda ecológica e de transição energética que o País e a Europa estão a desenvolver.

A nova Secção de Ação Setorial da Cultura e Criação surge em reconhecimento da importância deste setor de atividade para a visão que os socialistas têm do Mundo e permitindo abordar de forma integrada as dificuldades que o setor enfrenta, muito agravadas pelos efeitos da pandemia. Eduardo Leal foi eleito secretário-coordenador e Manuel Cruz foi eleito presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

Com a retoma da Secção de Ação Setorial dos Transportes e Mobilidade reintegramos no debate político um tema central na vida pública. Trata-se de um setor essencial em matéria de defesa dos direitos dos trabalhadores e com grande impacto também na proteção do ambiente. Paulo Costa foi eleito secretário-coordenador e Carlos Correia foi eleito presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

Além destas três secções de ação setorial, a Secção de Telecomunicações altera a sua designação e a sua área de intervenção para Secção Setorial das Telecomunicações e da Transição Digital. Ficaremos, assim, em melhores condições para acompanhar a transformação digital, acelerada também pela pandemia, o que exige medidas de mitigação e acompanhamento para que possamos assegurar que não se torna numa nova fonte de exclusão.

A abertura à sociedade civil, o empenho na defesa dos direitos dos trabalhadores e a promoção de opções políticas que contribuam para o desenvolvimento dos diferentes setores de atividade são aspetos fundamentais na intervenção do Partido Socialista no distrito e um dos principais compromissos assumidos pela Federação Distrital do Porto.

No total, a Federação Distrital do Porto passa a contar 12 com Secções Setoriais, mantendo as atuais secções da Saúde, Educação, Segurança Social, Economia Social, Setor Financeiro, CTT, IEFP e Migração e Integração.

Órgãos Eleitos

SECÇÃO DE AÇÃO SETORIAL DO AMBIENTE E ENERGIA

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Fernando Moreira
Elisa Justo
Artur Sousa

Secretariado

Secretário-Coordenador: Manuel Carneiro
Cristina Marques
Ricardo Martins
Pedro Fontinha
Josué Morais
Joaquim Oliveira
Sérgio Torres
Maria José Sousa
António Matos Tavares

SECÇÃO DE AÇÃO SETORIAL DA CULTURA E CRIAÇÃO

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Manuel Cruz
Jorge Garcia Pereira
Sofia Lourenço

Secretariado

Secretário-Coordenador: Eduardo Leal
Maria João Castro
Rui Lage
Sofia Araújo
Joel Pais
João Luís Sousa
Nuno Cabo
Tiago Araújo

SECÇÃO DE AÇÃO SETORIAL DOS TRANSPORTES E MOBILIDADE

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Carlos Correia
Francisco António Guedes
Vítor Sousa

Secretariado

Secretário-Coordenador: Paulo Costa
Sérgio Silva
Pedro Magalhães
Maria Luís
Pedro Sousa

418 Visualizações