Artigo

Eleições Primárias no PS de Vila do Conde marcadas para 15 de novembro

Eleições Primárias no PS de Vila do Conde marcadas para 15 de novembro

Os militantes e simpatizantes são convidados a escolher o candidato à Câmara Municipal de Vila de Conde nas Eleições Autárquicas de 2021, num ato eleitoral histórico numa estrutura local do Partido Socialista.

As Eleições Primárias para escolher o candidato à Câmara Municipal de Vila de Conde, nas Eleições Autárquicas de 2021, estão marcadas para 15 de novembro. O ato eleitoral é organizado pela Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde com o apoio da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista.

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, em Vila do Conde, Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista salientou que “o PS coloca Vila do Conde na liderança da democracia local em Portugal”. As Eleições Primárias representam “uma grande lição de humildade democrática e uma iniciativa que vai fazer história na democracia em Portugal. É a primeira vez que um partido do arco parlamentar promove num município eleições primárias para designar o seu candidato à Câmara Municipal”, disse Manuel Pizarro.

As Eleições Primárias em Vila do Conde são ainda um exemplo de que “a pandemia não suspende a democracia” e todo o processo será desencadeado levando em consideração o “respeito pelas normas de saúde pública” recomendadas pela Direção-Geral de Saúde, segundo o presidente da Federação Distrital do Porto do PS.

O Partido Socialista pretende envolver todos os militantes e simpatizantes num “projeto com visão de futuro para a Câmara Municipal de Vila do Conde”, afirmou Vítor Costa, presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Vila do Conde e candidato às Primárias. “Queremos que o PS seja um partido aberto a todos os vila-condenses e que na Câmara Municipal todos possam ter uma voz ativa. Este será um projeto participativo e transparente, que surge como uma resposta às dificuldades que os partidos vão sentindo com a falta de participação dos cidadãos na política”, disse Vítor Costa.

As Eleições Primárias do PS em Vila do Conde são acompanhadas por uma Comissão Eleitoral nomeada pela Federação Distrital do Porto do Partido Socialista e presidida por Pedro Bacelar de Vasconcelos. O professor de Direito Constitucional e deputado na Assembleia da República destacou o “mérito da iniciativa em Vila do Conde num momento de crise profunda do sistema democrático”, com o recrudescimento da “extrema-direita antidemocrática”. Para o constitucionalista, este é um “contributo extraordinário e fundamental para procurar reconstruir os laços com os eleitores e fomentar a participação nos processos de decisão”.

O Regulamento Eleitoral e a Ficha de Inscrição nas Eleições Primárias do Partido Socialista já foram aprovados. A Comissão Eleitoral é ainda constituída por Rosário Gambôa, professora do Ensino Superior, deputada na Assembleia da República e simpatizante do PS, Ângela Miranda, licenciada em Administração e Gestão de Empresas e vereadora na Câmara Municipal de Matosinhos, Nuno Linhares, licenciado em Gestão Pública e vereador na Câmara Municipal de Santo Tirso e Nuno Coelho, arquiteto, presidente da Assembleia de Freguesia de Baguim do Monte e vice-presidente do Concelho Geral da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.

Consulte aqui os documentos das Eleições Primárias no PS de Vila de Conde:

146 Visualizações