Autarca de Vila de Nova de Gaia foi reeleito para um segundo mandato na liderança do Conselho Metropolitano do Porto. Eduardo Vítor Rodrigues tem como prioridades a continuidade do reforço dos transportes na Área Metropolitana do Porto, a descentralização e a gestão dos fundos comunitários.
Eduardo Vítor Rodrigues foi reeleito esta sexta-feira, 5 de novembro, para um segundo mandato na presidência da Área Metropolitana do Porto (AMP). O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foi o candidato escolhido pelo PS, tendo recebido o apoio unânime dos autarcas socialistas dos distritos do Porto e de Aveiro.
Depois de ter assumido os destinos da AMP em 2017, Eduardo Vítor Rodrigues continuará o caminho de reforço do plano de ação já implementado nos últimos quatro anos, nomeadamente no que respeita ao alargamento da rede e ao aumento da qualidade do serviço dos transportes públicos na AMP.
Neste novo mandato, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia prevê avançar com a conclusão do concurso internacional para o transporte rodoviário na AMP e com a criação de uma empresa metropolitana de transportes.
A descentralização de competências para as autarquias será outro tema de destaque no novo mandato, em particular nas áreas da habitação, ação social, proteção civil, e a videovigilância florestal. Os próximos quatro anos serão ainda decisivos na gestão dos fundos comunitários e na aplicação das verbas vindas de Bruxelas em benefício dos municípios.
A direção do Conselho Metropolitano do Porto integrará ainda o socialista Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, no distrito de Aveiro.
Onze dos 17 municípios que constituem a AMP são liderados pelo PS. Em causa, os concelhos de Gondomar, Matosinhos, Paredes, Santo Tirso, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia no distrito do Porto, e Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, no distrito de Aveiro.