Dois anos desde as Legislativas: Prestar Contas aos Cidadãos do Distrito do Porto

No dia 6 de outubro de 2019, há precisamente dois anos, o PS venceu as Eleições Legislativas no País e no distrito do Porto.

A primeira metade deste mandato legislativo decorreu de forma atípica, profundamente marcado por um acontecimento inesperado, a pandemia causada pelo SARS-Cov-2.

O Governo e a Assembleia da República tiveram que concentrar grande parte da sua atenção no combate às consequências da pandemia, do ponto de vista da saúde, mas também nos aspetos económicos e sociais.

Este contexto não pode deixar de ser tido em conta na avaliação desta primeira metade do mandato. Em 2019, tínhamos um país a progredir, com a economia e os rendimentos das pessoas a crescer, com o desemprego a diminuir, com a pobreza e as desigualdades a reduzirem-se, com as contas públicas equilibradas.

Durante a pandemia a situação alterou-se drasticamente. Ainda assim, fomos capazes de resistir. O Serviço Nacional de Saúde provou o seu valor e a sua importância. Os portugueses mostraram-se determinados, responsáveis e solidários. No Governo e na Assembleia da República, o PS mostrou que é possível fazer diferente. 

As opções realizadas – solidariedade em vez de austeridade – mostraram-se acertadas. Conseguimos preservar o emprego e o essencial da nossa economia. Ajudamos a aliviar o fardo de muitas pessoas e famílias confrontadas com a súbita perda de rendimentos. Vemos já sinais animadores de retoma e de confiança no futuro.

Completada a primeira metade deste mandato é hora de prestar contas. No distrito do Porto, a vitória eleitoral do PS nas legislativas de 2019 foi clara. Obtivemos 342.496 votos, 36,65%. Subimos 28.412 votos e 3,93% em relação às eleições legislativas de 2015. Elegemos 17 deputados, quando antes tínhamos eleito 14.

Para assinalar este momento a Federação Distrital do Porto do PS, em colaboração com a deputada Joana Lima, coordenadora dos deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral do Porto, lançou um desafio a cada deputado. Nos próximos dias publicaremos a resposta de cada um a um pequeno conjunto de questões. Queremos desta forma dar visibilidade à atividade dos deputados e, de forma democrática e transparente, prestar contas às pessoas do distrito.

130 Visualizações