Artigo

Distrital do Porto garante a eleição de dois eurodeputados e mantém forte representação no Parlamento Europeu

Distrital do Porto garante a eleição de dois eurodeputados e mantém forte representação no Parlamento Europeu

Apuradas todas as freguesias e consulados, o resultado é inequívoco: o PS obteve enorme vitória e o PSD uma derrota histórica.

Somando 33,38% de um universo de 1.106.328 votos, os socialistas garantiram a eleição de nove eurodeputados, entre os quais os quais Isabel Santos e Manuel Pizarro, ambos socialistas da Federação Distrital do Porto.

No discurso que marcou a vitória socialista a partir do norte, numa iniciativa promovida pela Federação Distrital do Porto, Manuel Pizarro, que é também presidente da estrutura federativa, afirmou que “É muito importante fazer política a partir do Porto”.

O agora também eurodeputado relembrou a “histórica e profunda ligação que o PS tem ao Porto e tem ao Norte”, prometendo que vai estar no Parlamento Europeu “para defender Portugal, mas também para defender e marcar uma posição clara do Porto e do norte do país”.

“O PS pediu uma vitória clara. Os portugueses responderam e deram uma enorme vitória ao PS”, declarou o cabeça de lista do PS, Pedro Marques, que falava ao país a partir de Lisboa e com o secretário-geral do PS ao seu lado.

António Costa agradeceu aos portugueses que decidiram votar nos socialistas de forma tão “expressiva, clara e inequívoca”, acrescentando que sente este resultado como um “voto de confiança” no partido.

Recorde-se que há 20 anos que o partido no Governo não ganhava as eleições europeias, sendo este mais um feito dos socialistas e de António Costa.

Tal verificou-se nestas eleições com a vitória do PS e tinha acontecido em 13 de Junho de 1999, quando os socialistas venceram o ato eleitoral para o Parlamento Europeu, liderados pelo então primeiro-ministro António Guterres.

Duas décadas depois, o PS agora atingiu os 33,38% dos votos, elegendo nove eurodeputados.

Conheça aqui a lista de eurodeputados socialistas eleitos para o Parlamento Europeu:

  • Pedro Marques
  • Maria Manuel Leitão Marques
  • Pedro Silva Pereira
  • Margarida Marques
  • André Bradford
  • Sara Cerdas
  • Carlos Zorrinho
  • Isabel Santos
  • Manuel Pizarro

 

213 Visualizações