Deputados do PS reúnem com Presidente da Câmara Municipal de Baião

Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral do Porto reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

Na reunião participaram os deputados socialistas Cristina Mendes da Silva, Hugo Carvalho, Rui Lage, Paulo Araújo Correia e António Faria, além do vereador José Manuel Lima, e dos adjuntos da presidência, Armando Pinho e Rui Mendes.

Nas prioridades elencadas por Paulo Pereira destaca-se a prestação de cuidados de saúde à população. O autarca reivindica a reabertura da Extensão de Saúde de Frende, encerrada pela tutela aquando do surgimento da pandemia por Covid-19 com o objetivo de racionalizar recursos.

Paulo Pereira apontou ainda outros constrangimentos que necessitam de rápida resolução, tais como, a falta de assistentes operacionais e de médicos, a carência de viaturas e motoristas afetos aos cuidados domiciliários, a degradação dos edifícios que albergam os serviços de saúde, cuja reabilitação não pode ser comportada integralmente pelo município, bem como a necessidade de uma nova USF em Baião.

Em relação ao processo de descentralização, o município de Baião aceitou a delegação de todas as competências propostas.

A descentralização na Educação está em vigor já desde 2009, assumindo agora a autarquia a gestão do pessoal não docente do ensino secundário. Ainda assim, a Câmara Municipal de Baião adverte que é imperioso rever algumas questões relacionadas como o rácio de assistentes técnicos e operacionais, as condições de acesso ao transporte escolar gratuito para os alunos do ensino secundário, a legislação para o transporte de crianças ou a sustentabilidade ambiental dos edifícios do parque escolar.

No que respeita à mobilidade, a autarquia de Baião reivindica a alteração do modelo de descontos das portagens na A4, como instrumento fundamental para atrair investimento e empresas, mitigar os custos comportados pelos cidadãos no acesso a hospitais, universidades ou equipamentos de cultura e lazer ou alavancar o potencial turístico da região e combater o despovoamento, com a implementação daquela que seria uma medida de discriminação positiva do território.

A habitação também está entre as prioridades da Câmara Municipal de Baião, nomeadamente através da construção da nova área de expansão urbana, num projeto que pretende disponibilizar habitação a preços controlados no centro do concelho. 

Entre outros projetos, a autarquia destaca ainda o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia para o Agroalimentar e Incubadora Rural do Douro Verde, criado em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, e a ambição de construção de uma Central de Biomassa e de um Centro Náutico.

358 Visualizações