Deputados do PS recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo

Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral do Porto foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Na reunião, nas instalações da Oficina da Regueifa e do Biscoito, participaram também a vice-presidente da autarquia, Ana Maria Rodrigues, e os vereadores, Ivo Vale Neves e Maria Manuela Duarte. Estiveram presentes os deputados socialistas Carlos Brás, Rosário Gambôa, Cristina Mendes da Silva, Hugo Carvalho, Carla Miranda, Sofia Andrade e José Carlos Barbosa.

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, frisou a prioridade do município no que respeita ao investimento na educação, dando nota de diversos programas na área educativa com elevadas taxas de sucesso. No entanto, foi realçado que é fundamental que não haja interrupções no financiamento dos projetos, tendo em vista os seus efeitos a médio e longo prazo. Ainda na educação, a Câmara de Valongo removeu a expensas próprias o amianto de todas as escolas.

Na área das finanças locais, José Manuel Ribeiro considera fundamental a reformulação da participação dos municípios nos impostos do Estado, já que existe um desequilíbrio entre as receitas geradas e as receitas transferidas para alguns municípios.

Relativamente à saúde, o executivo municipal reivindica a separação do ACES Maia Valongo, um agrupamento de exagerada dimensão, que incorre em dificuldades de gestão e de mobilidade. Em Ermesinde, é urgente colocar em funcionamento um novo Centro de Saúde, tendo a autarquia já adquirido os terrenos para a construção do equipamento.

A Câmara Municipal de Valongo sempre esteve empenhada em combater o estigma de periferia e de “dormitório” associado ao município e, para tal, tem apostado em programas de valorização, promoção e divulgação do vasto património do concelho.

69 Visualizações