Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral do Porto foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.
Numa reunião bastante produtiva, com a participação dos deputados socialistas Carlos Brás, Cristina Mendes da Silva, Paulo Araújo Correia e António Faria, foram debatidas várias áreas temáticas que se enquadram no diagnóstico feito pela autarquia penafidelense, muitas das quais são transversais a toda administração local.
O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, congratulou-se com o avanço da construção do IC35. A obra, já no terreno, é de extrema importância não só para o concelho, como para toda a região do Tâmega e Sousa. Antonino de Sousa, destacou a necessidade de manter o tema na agenda, acompanhando a segunda fase da empreitada e garantindo que a obra fica concluída em 2026, cumprindo os prazos.
O município de Penafiel foi um dos que aceitou a transferência de todas as competências no âmbito do processo de descentralização. Na saúde, o autarca ressalvou a necessidade de construção de novas instalações para o Centro de Saúde de Termas de São Vicente, estando já em curso as conversações nesse sentido com a Administração Regional de Saúde do Norte.
As dificuldades decorrentes do aumento da inflação e dos preços dos materiais causam particular preocupação, por exemplo, no que respeita à manutenção das estradas municipais. A autarquia defende, ainda, a revisão da concessão da rede de iluminação pública, diminuindo a carga fiscal cobrada aos municípios e aumentando a eficiência energética dos equipamentos.