Deputados do PS recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Gondomar

Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral do Porto foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins.

Na reunião, nos Paços do Concelho, participaram também o vice-presidente da autarquia, Luís Filipe Araújo e as vereadoras Claúdia Vieira e Sandra Almeida. Estiveram presentes os deputados socialistas Carlos Brás, Joana Lima, Rui Lage, José Carlos Barbosa, António Faria e Miguel Rodrigues.

A mobilidade é uma das prioridades do executivo da Câmara Municipal de Gondomar, sendo por isso de extrema importância o avanço da nova linha do Metro do Porto, que irá ligar o Souto, no centro do concelho, ao Estádio do Dragão.

Foi sugerida a flexibilização das regras de contratação pública e, dada a atual conjuntura de aumento da inflação e dos preços dos combustíveis, foram apontados os constrangimentos sentidos, à semelhança de outras autarquias, na execução de obras e conclusão dos concursos públicos.

No que respeita à descentralização, a autarquia gondomarense aceitou a transferência de todas as competências, tendo sido referida a necessidade de que o processo decorra acompanhado do adequado envelope financeiro e ajustando os recursos às reais necessidades da população.

A descentralização de competências decorre também do município para as juntas de freguesia, sendo exemplo a limpeza urbana, que a partir de agosto passará a ser operacionalizada pelas freguesias.

Na Educação, a Câmara Municipal de Gondomar continua empenhada em desenvolver a oferta formativa do concelho, nomeadamente através da instalação dos novos Centros Tecnológicos, que devem adaptar as ofertas do ensino profissional às necessidades do mercado de trabalho.

O Rio Douro é o ex-líbris do património natural do município e a gestão das praias fluviais foi referida como um dos principais desafios, em particular, no que se refere à monitorização da qualidade da água e à criação de condições que contribuam para a diminuição da erosão nas margens em Gondomar. Foram identificadas dificuldades no controle da velocidade de circulação dos navios, bem como das respetivas descargas. 

Desde 2013 os investimentos levados a cabo pela autarquia superam os 170 milhões de euros, sendo de destacar as novas ligações rodoviárias já concluídas e em conclusão no concelho e os parques urbanos, que contribuíram significativamente para o aumento de qualidade vida da população.

91 Visualizações