Deputados do PS recebidos pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral do Porto foram recebidos pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Em mais um encontro de trabalho, que decorreu no âmbito da auscultação que os eleitos pelo PS estão a levar cabo pelas 18 autarquias do distrito do Porto, participaram os deputados socialistas João Pedro Matos Fernandes, Carlos Brás e Miguel Rodrigues.

Foi discutida a reconversão da Linha de Leixões para o transporte de passageiros, até Ermesinde, com ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que está em estudo pelas Infraestruturas de Portugal, e a expansão da Linha de Metro, entre a Senhora da Hora, S. Mamede de Infesta e o Hospital de S. João. A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, referiu a importância de ter em funcionamento no concelho o Centro de Competências Ferroviário, em Guifões.

No que respeita à mobilidade, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, defendeu uma nova configuração da rotunda da AEP, a definição da utilização do separador central da A28, o alargamento ou o reperfilamento da Via Norte ou a requalificação da Circunvalação, de modo a reduzir o tráfego nestas vias.

Também os problemas de manutenção da ponte móvel do Porto de Leixões foram abordados, bem como a necessidade de reconversão do mercado de segunda venda da Docapesca.

O futuro dos terrenos da Petrogal, em Leça da Palmeira, e o impacto do encerramento da refinaria também foram discutidos. As principais preocupações estão relacionadas com a reconversão profissional dos trabalhadores que perderam o emprego, a descontaminação dos solos, o acesso ao Fundo de Transição Justa e a cedência de terreno para a instalação do Centro Tecnológico e Hub do Mar.

89 Visualizações