Com “extraordinária vitória”, PS recupera Área Metropolitana do Porto ao fim de 20 anos
Duas décadas depois, o Partido Socialista recupera a liderança da Área Metropolitana do Porto (AMP), com o partido a conquistar as nove maiores autarquias: Arouca, Gondomar, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Santo Tirso, São João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia.
“Somando a extraordinária vitória do PS no distrito do Porto às vitórias alcançadas noutros municípios da área metropolitana – designadamente a confirmação da vitória do PS em Arouca e as novas vitórias do PS em Oliveira de Azeméis e em São João da Madeira, onde o PS nunca tinha ganhado – fazem com que o PS, ao fim de 20 anos, recupere de forma inequívoca a liderança da Área Metropolitana do Porto”, afirmou Manuel Pizarro, Presidente da Federação Distrital do Porto do PS, numa declaração aos jornalistas no rescaldo das eleições autárquicas.
Recorde-se que, já em julho, na sessão da apresentação da recandidatura de Eduardo Vítor Rodrigues à presidência da autarquia gaiense, o líder federativo afirmava estar “convicto da enorme vitória” do partido nas autárquicas, o que permitiria “finalmente” ganhar a liderança da Área Metropolitana do Porto (AMP).
Contas feitas e com 59% dos votos, num total de 257.482 num universo de 438.910, o Partido Socialista garante a liderança da AMP.
Com 25 anos de existência, a AMP é liderada desde 1998 pelo PSD, tendo sido apenas liderada pelo PS no seu primeiro mandato, entre 1992 e 1998, pelo antigo autarca do Porto Fernando Gomes.