Até sempre, Ernesto (1947-2022)

A Federação Distrital do Porto do Partido Socialista expressa o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Ernesto Santos, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã.

Ernesto Santos nasceu a 22 de maio de 1947, no bairro de São João de Deus, em Campanhã, a sua freguesia. Teve um percurso de vida notável, de trabalho e de luta, ligado ao associativismo e marcado pela solidariedade e pelo empenho na defesa de Campanhã e de todos os campanhenses.

Ernesto Santos juntou-se ao PS na década de 90, pela mão de Rodrigo Oliveira, mas desde cedo teve uma intervenção política de relevância. Integrou, no Porto, a resistência à ditadura e, após o 25 de abril, destacou-se no movimento de moradores ligado ao SAAL.

Era, desde 2013, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã. Foi, ainda, vice-presidente da Associação de Futebol do Porto e dirigente associativo no Unidos Futebol Clube. Integrava também o Conselho Geral da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e foi dirigente da Concelhia do Porto do Partido Socialista.

Apesar da doença com que se debatia há alguns anos, Ernesto Santos manteve-se sempre ativo na defesa das suas convicções e da sua freguesia, acompanhando os campanhenses e mantendo-se fiel aos valores socialistas.

Hoje, o coração de Ernesto Santos parou. Mas, as suas ideias e o seu exemplo continuam e vão acompanhar-nos para sempre.

A Federação Distrital do Porto do Partido Socialista, e o seu presidente Manuel Pizarro, endereçam as mais sentidas condolências à família, amigos e camaradas de Ernesto Santos.

Até sempre, Ernesto.

645 Visualizações