Artigo

António Costa inaugurou Unidade de Saúde Familiar de Baguim do Monte

95 Visualizações

António Costa inaugurou Unidade de Saúde Familiar de Baguim do Monte

 

“Baguim sonhou, Baguim lutou, o Governo apoiou e o sonho foi cumprido”. Foi com estas palavras que Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, agradeceu ao Governo e a António Costa, o apoio na concretização desta obra.

Sonho com mais de 15 anos, a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Baguim do Monte foi inaugurada esta quarta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, numa cerimónia que contou também com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido e do presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Pimenta Marinho.

António Costa, que se congratulou com a inauguração desta obra dos cuidados primários de saúde, destacou o esforço do Governo na defesa e reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), estrutura que celebra no próximo ano quatro décadas de existência. “Muito mudou nos últimos 40 anos. A esperança de vida hoje, muito superior à dos nossos pais ou avós, é simultaneamente uma conquista e um enorme desafio para o SNS. Esta é mais uma razão para que o Governo aposte no reforço do financiamento do SNS, aumentando o investimento público na Saúde”, frisou o primeiro-ministro.

“Prova que o trabalho entre o Governo e as autarquias dá frutos, esta obra é o concretizar de um sonho e, simultaneamente, um exemplo de promoção e de defesa do Serviço Nacional de Saúde”, defendeu Marco Martins. Para o autarca socialista, este é mais um exemplo do apoio do Governo ao Município de Gondomar.

Marta Temido, naquele que foi o seu primeiro ato público como ministra da Saúde, salientou a importância das USF como pilar de uma estratégia para a saúde. “Com a abertura desta unidade, estamos mais perto de cumprir a meta das 100 novas USF construídas até ao final da legislatura e mais perto de garantir que todos os portugueses possam ter um médico de família” frisou a governante.

O novo equipamento, localizado num terreno cedido pelo Município de Gondomar, entre as ruas da Carreira e de D. António Castro Meireles, junto ao Centro Escolar de Baguim do Monte, servirá 18 mil utentes, até hoje adstritos à Unidade de Saúde Familiar “Lusíadas”, em Rio Tinto, e à Unidade de Cuidados na Comunidade de Baguim do Monte.

Fruto de um investimento total de 1,275 milhões de euros, a nova USF de Baguim do Monte oferece aos utentes serviços diversificados, como o de promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida, cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla e ainda cuidados ao domicílio.