Artigo

Lousada: Município oferece 10 mil árvores para plantar em troca de compras

41 Visualizações

Lousada: Município oferece 10 mil árvores para plantar em troca de compras

 

Neste Natal, a Câmara Municipal de Lousada oferece árvores nativas à população por cada compra superior a 35€ nos hipermercados ou comércio local.

A iniciativa designada ‘Plantar Lousada no Natal’ foi pensada para compensar o consumismo da quadra natalícia e, assim, favorecer a biodiversidade, o ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.

A campanha, que conta já com mais de 100 estabelecimentos comerciais aderentes, disponibiliza árvores de várias espécies nativas, como carvalhos, sobreiros, medronhos, azevinhos, castanheiros, amieiros, entre outras.

Para além desta iniciativa dedicada aos mais velhos, a autarquia quis incluir também as crianças através do programa de educação ambiental BioNatal, que ensina práticas sustentáveis e que oferece um pinheiro de natal vivo e reutilizável.

Esta campanha é específica para o Natal, no entanto, desde 2016 a Câmara Municipal de Lousada promove iniciativas sustentáveis, tendo já conseguido plantar 4.500 árvores de 22 espécies, em cerca de 10 hectares de áreas degradadas. As ações envolveram mais de 700 voluntários e 25 instituições, traduzindo cerca de 3.000 horas de trabalho solidário.

A autarquia está comprometida com a sustentabilidade ambiental e acredita que a verdadeira conservação da natureza só poderá ser concretizada através da participação e envolvimento de todos.