Mário Soares: uma vida pela Liberdade
No próximo dia 23 de abril, pelas 16h00, no Teatro Rivoli (Praça D. João I), o Porto recordará Mário Soares, o militante n.º 1 do PS e da democracia portuguesa.
A morte e as homenagens nacionais que lhe foram prestadas não têm a última palavra, e não basta remetê-lo para as muitas páginas que lhe estarão destinadas na história do Portugal contemporâneo.
O Porto sente que o deve homenagear, mais do que figura ilustre que a morte silenciou, como figura perene que nos deve inspirar no momento em que Portugal e a Europa tanto precisam de políticos da sua dimensão.
O Porto, berço do liberalismo português e arauto do republicanismo, tem muito que ver com a matriz do pensamento político de Soares e dos ideais humanos e sociais que ele cultivou no decurso da sua vida.
Numa palavra, o Porto e Portugal devem a Mário Soares, a instauração de uma sociedade livre e pluralista, uma Constituição democrática, a adesão à União Europeia, a defesa de uma sociedade aberta, amiga da iniciativa e da economia e atenta à solidariedade.
Mário Soares foi até ao fim da sua longa vida uma chave dos acontecimentos do Portugal de Abril e o seu legado não se deixa confinar em fronteiras partidárias ou ideológicas. Ele transcende um tempo, um lugar, uma circunstância, tendo sabido interpretar as tendências e as grandes questões dos nossos dias e ser um homem universal.
Por isso, um conjunto de personalidades portuenses – e por natural iniciativa dos socialistas – decidiram que é o momento de prestar tributo a alguém que muito admiram. O primeiro 25 de Abril após o seu desaparecimento é um dos momentos certos para evocar a sua vida, o seu combate, o seu amor à liberdade.
Centrada no Porto, esta homenagem reveste-se de um sentido e âmbito nacional e convida à participação plural de pessoas de todos os quadrantes políticos, económicos, culturais e científicos e, mais que tudo, do povo que tantas vitórias e aplausos lhe concedeu.
Comissão de Honra:
- Alberto Martins
- Alexandre Quintanilha
- Artur Santos Silva
- Carla Sousa
- Carlos Lage
- Eduardo Vítor Rodrigues
- Elisa Ferreira
- Fernando Gomes
- Fernando Jesus
- Francisco Assis
- Gabriela Canavilhas
- Hugo Carvalho
- Isabel Santos
- Joana Lima
- João Paulo Correia
- João Torres
- José Lemos
- José Manuel Ribeiro
- Luís Portela
- Luísa Salgueiro
- Manuel Pizarro
- Manuel Sobrinho Simões
- Marco Martins
- Mário Almeida
- Orlando Gaspar
- Paulo Pereira
- Pedro Bacelar
- Pedro Machado
- Ricardo Bexiga
- Rosa Mota
- Rosário Gambôa
- Rui Moreira
- Teresa Fernandes
- Tiago Barbosa Ribeiro
—
23 de Abril | 16h00 | Teatro Rivoli
Participe!
—
Clique aqui para saber mais.