Marco Martins: o autarca socialista que conseguiu credibilizar Gondomar
Eleito presidente da Câmara Municipal de Gondomar nas eleições autárquicas de 2013, foi com maioria absoluta que Marco Martins devolveu a liderança da autarquia gondomarense ao Partido Socialista, após 20 anos de interregno.
À conversa com a Juventude Socialista, Marco Martins está novamente na corrida à liderança autárquica, falou dos desafios e conquistas do mandato que este ano termina e das perspetivas e projetos que tem para o futuro.
Apesar de ter herdado uma Câmara “completamente obsoleta e falida”, Marco Martins faz um balanço “bastante positivo” do seu primeiro mandato à frente da autarquia gondomarense e afirma que está “muito perto dos 80% do programa eleitoral cumprido”.
“Estamos, acima de tudo, a comprovar aos gondomarenses que nos deram o voto de confiança de que aquilo que assumimos estamos a fazer e que temos uma linha estratégica e orientadora para o concelho”.
Marco Martins dá destaque aos resultados alcançados, como a requalificação de escolas e de vias, a redução do IMI, a promoção da cultura, a oferta dos manuais escolares do 1º ciclo às famílias e ainda o Programa Mais Habitação, “destinado às famílias da classe média em que um ou até os dois membros do casal ficaram desempregados, muitos deles em risco de perder a casa por não conseguirem pagar a hipoteca”.
O autarca socialista fala ainda da “estratégia de credibilização” que levou a cabo durante os últimos quatro anos. “A imagem que mais passava de Gondomar no país inteiro era tribunal”, recorda o presidente da autarquia que se empenhou a promover essa mudança através de “uma política mais transparente, mais célere e ao serviço da população”.
“Nós estamos aqui para servir, não para sermos servidos”, sublinha Marco Martins.
Mas foi também das próximas prioridades que o autarca falou, afirmando que o enfoque está agora em “concretizar projetos que estão em fase embrionária ou já em fase de concurso”. A título de exemplo, destaca a “conclusão do largo da Costa de Fânzeres”, “o projeto do Parque Urbano de Fânzeres/S. Cosme” e a finalização do “Parque do Bairro de Rio Tinto” e do Parque da Serra do Porto”.
Para o candidato socialista, outra grande prioridade será a aposta no turismo.
“Finalmente iremos ter hotéis em Gondomar. É impensável como é que, durante décadas, este concelho às portas do Porto não teve”.
Para concluir, Marco Martins destaca a questão da economia e afirma que “há boas expectativas” para “fixar empresas”. “Haverá fortes sinais para que os gondomarenses fiquem ainda mais felizes e consigam perceber que vale a pena aqui morar”, remata o presidente e agora também candidato à Câmara Municipal de Gondomar.