Eduardo Vítor Rodrigues

Eduardo Vítor Rodrigues foi, até à Tomada de Posse da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a 21 de outubro de 2013, Professor no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, responsável pelas disciplinas de Sociologia do Desenvolvimento, Demografia e Migrações, Processos de Exclusão Social (Licenciatura), Sociologia do Ambiente (Mestrado) e Política Social (Doutoramento). Neste momento, encontra-se com licença sem vencimento na FLUP, para o exercício de funções públicas (Presidente da Câmara).

Tem sido Professor visitante em várias Universidades estrangeiras (Leuven – Bélgica, Cracóvia – Polónia, Brno – República Checa) e colaborador em diversas instituições. É Doutorado em Sociologia desde 2006, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com a Tese “Escassos Caminhos: os processos de imobilização social dos beneficiários do RSI”, publicada pelas edições Afrontamento. Obteve a Licenciatura em Sociologia em 1994 e o Mestrado em Sociologia – Poder Local, Desenvolvimento e Mudança Social em 1997.

É Investigador do Instituto de Sociologia da FLUP, na linha de investigação “Família, Envelhecimento e Género”. Trabalha nas áreas da Sociologia da Pobreza, Sociologia Política, Migrações, Estado, Políticas Sociais e Desenvolvimento.

Esteve envolvido em projetos nacionais e internacionais nos domínios da pobreza, desigualdades, políticas públicas e (des)emprego. Destaca-se o projeto com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sobre Cooperação Internacional e Direitos Humanos.

É orientador de várias teses académicas (Mestrados e Doutoramentos).

É autor de diversas conferências, livros, artigos e outras publicações, nos domínios a que se dedica e membro de várias associações científicas, culturais e de ação social.

Foi-lhe atribuído o Prémio “ENGENHEIRO ANTÓNIO DE ALMEIDA”, por se ter licenciado com a classificação mais elevada, em Sociologia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

No âmbito das atividades académicas é Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Sociologia e Membro da Direção do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É membro (cofundador) da Seção temática da “Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais”, da Associação Portuguesa de Sociologia, coordenada pelo Prof. Doutor Fernando Diogo (Universidade dos Açores).

Em termos públicos, foi Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, em regime de voluntariado, entre 2001 e 2009, e Vereador sem pelouros entre 2009 e 2013.