Artigo

PS enaltece esforço do setor social em visita ao Centro de S. Martinho de Aldoar

PS enaltece esforço do setor social em visita ao Centro de S. Martinho de Aldoar

Profissionais, voluntários e dirigentes das instituições de solidariedade social têm desempenhado um papel fundamental no combate à pandemia por COVID-19. O conhecimento da atividade deste setor, que também enfrenta os seus desafios, foi aprofundado numa reunião no Centro Social de S. Martinho de Aldoar com o Padre Lino Maia.

Esta quarta-feira, uma delegação do Partido Socialista visitou o Centro Social de S. Martinho de Aldoar, no Porto.

O Secretário-geral Adjunto, José Luís Carneiro, o Presidente da Federação Distrital do Porto, Manuel Pizarro, e o Presidente da Comissão Política Concelhia do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro reuniram com o padre Lino Maia, membro da Direção do Centro Social de São Martinho de Aldoar e presidente da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.

Para Manuel Pizarro, a reunião foi uma “oportunidade para enaltecer o esforço que profissionais, voluntários e dirigentes têm feito para apoiar e proteger os utentes, em especial os que mais idade”. O líder distrital ainda destaca que o encontro serviu para “aprofundar o conhecimento das dificuldades que se sentem no terreno, de modo a preparar medidas que ajudem estas instituições que tanto contribuem para um Portugal mais coeso”.

Já José Luís Carneiro agradeceu “o esforço de todos quantos trabalham nas instituições particulares de solidariedade social, que representam os rostos da solidariedade inerente à sociedade portuguesa. É fundamental que o setor continue a ser o esteio do Estado Social e tudo faremos para valorizar ainda mais este esforço das instituições”.

O Padre Lino Maia destacou o esforço da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o empenho do Governo nos apoios destacados para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). “Quero acentuar o esforço e dedicação da senhora ministra no combate a esta pandemia”, bem como “o esforço do Governo colocado no reforço dos meios financeiros destinados às IPSS e o apoio à contratação de mais 1.300 funcionários”, afirmou o presidente da CNIS.

O Centro Social de São Martinho de Aldoar presta apoio a cerca de 175 idosos, nas valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário.

270 Visualizações