Luísa Salgueiro é a candidata do PS à liderança da Associação Nacional de Municípios

Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos é a escolha do PS para concorrer ao cargo de presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, é a candidata do Partido Socialista à presidência do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

A autarca socialista vai a votos no XIII Congresso da ANMP, agendado para 11 e 12 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro. Luísa Salgueiro será a primeira mulher a liderar a ANMP.

Depois de ter sido eleita pela primeira vez em 2017, Luísa Salgueiro conduziu o PS a uma vitória inequívoca em Matosinhos nas eleições autárquicas deste ano. O resultado traduziu-se na maioria absoluta na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal.

Luísa Salgueiro é reconhecida pela sua capacidade de liderança, de gerar consensos e pelo sucesso da sua gestão municipal. A autarquia de Matosinhos foi notícia pelos melhores motivos durante a fase mais crítica da pandemia. Luísa Salgueiro foi a timoneira de uma resposta rápida e robusta no apoio aos seus munícipes.

Licenciada em Direito e advogada de profissão, além de presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro desempenha os cargos de presidente da Assembleia Geral da Metro do Porto, vice-presidente da Junta de Governo da Associação para a Colaboração de Portos e Cidades Portuárias e vice-presidente da RETE – Associação de Portos e Cidades Portuárias. Foi deputada na Assembleia da República nas X, XI, XII e XII legislaturas e vice-presidente do Eixo Atlântico, entre outras funções.

As últimas eleições autárquicas confirmaram que o PS é o maior partido do poder local em Portugal. Ganhando as eleições para as autarquias pela terceira vez consecutiva – 2013, 2017 e 2021 – o PS foi o partido mais votado no país, com maior número de câmaras e de freguesias conquistadas, mais autarcas eleitos e liderando também em matéria de paridade, com a maioria das mulheres presidentes de câmara eleitas.

Das 308 câmaras do país, o PS conquistou 148 em listas próprias, das quais 124 com maiorias absolutas, a que se juntaram mais 4 presidências de autarcas independentes com o apoio do Partido Socialista. A nível nacional, o PS conseguiu ainda a eleição de 2.589 deputados municipais.

No distrito do Porto, o PS lidera 12 das 18 câmaras municipais, nos concelhos de Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Santo Tirso, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

149 Visualizações