Artigo

STCP: PRIMEIRO AUTOCARRO 100% ELÉTRICO JÁ ESTÁ A CIRCULAR NO PORTO E EM GAIA

796 Visualizações

STPC: Primeiro autocarro 100% elétrico já está a circular no Porto e em Gaia

Chama-se e.BUS, é o primeiro autocarro 100% elétrico da STCP e vai ser testado nas zonas históricas do Porto e de Gaia durante as próximas sete semanas. O projeto piloto foi lançado esta segunda-feira pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

O e.BUS tem uma autonomia de 80 quilómetros, transporta até 88 passageiros, atinge uma velocidade de 70 quilómetros por hora e pode ser carregado em apenas 30 minutos. É 100% elétrico, tem emissões zero de CO2, foi desenvolvido por engenheiros portuenses para a Caetano Bus, e está, desde segunda-feira, a ser testado nas linhas 904 e 302, nos centros históricos do Porto e de Gaia.

Com este projeto piloto, a STCP pretende avaliar, em situação real, as características deste veículo e perceber as condições que a STCP “deverá colocar no caderno de encargos para a aquisição de 15 autocarros elétricos”, revelou Jorge Delgado, presidente do conselho de administração da Sociedade de transportes Coletivos do Porto.

Em linha com a estratégia nacional e europeia para a descarbonização das cidades, o concurso para a aquisição das novas viaturas deverá ser lançado em março e incluirá, ainda, a compra de 282 autocarros movidos a gás natural. Com a renovação e modernização da sua frota, o objetivo da STCP passa por ter apenas 10% de autocarros movidos a combustível tradicional até 2019.

A apresentação do e.BUS teve lugar junto à estação de metro da Trindade, no Porto, e contou, entre outras, com a presença Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do vereador socialista Manuel Pizarro, e do Presidente da Câmara de Valongo, o socialista José Manuel Ribeiro.

Recorde-se, no início deste ano, a gestão operacional da STCP passou para as mãos dos seis municípios abrangidos pela rede de autocarros, designadamente, Porto, Matosinhos, Gaia, Gondomar, Valongo e Maia.