Artigo

Sondagem: PS continua a crescer e garante maioria à esquerda. Direita alcança mínimo histórico

969 Visualizações

Sondagem: PS continua a crescer e garante maioria à esquerda. Direita alcança mínimo histórico

O PS continua a subir e o PSD a descer nas intenções de voto, mesmo após a eleição de Rui Rio como novo líder do partido.

No barómetro Eurosondagem de janeiro, o PS cresce 1,1 pontos percentuais face a dezembro, alcançando agora os 41,3%, valor que, somado a 8,5% do BE e a 6,9% da CDU, garante à esquerda parlamentar uma confortável maioria de 56,7%.

No inquérito feito já após a eleição de Rui Rio, o PSD continua em queda e é o partido que mais desce nas intenções de voto (-1,0%), fixando-se nos 26,9%. Juntando os 7% obtidos pelo CDS, a direita atinge assim um novo mínimo conjunto de 33,9%.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 14 e 17 de janeiro,  já depois da eleição de Rui Rio de dia 13.  A expectativa era que a escolha do novo líder pudesse por cobro ao espetáculo embaraçoso que resultou do confronto com Santana Lopes, mas Rio já veio admitir que a “turbulência” está para continuar.

Em causa está a liderança do grupo parlamentar do PSD por Hugo Soares, apoiante de Santana e que, para surpresa de muitos, decidiu não colocar o lugar à disposição. Seja quem for a liderar a bancada, Rio enfrenta agora o desafio de comandar um partido em que os deputados que o representam na Assembleia da República não foram escolhidos por si.