Artigo

Santo Tirso: Câmara Municipal prepara revitalização da “baixa”

206 Visualizações

Santo Tirso: Câmara Municipal prepara revitalização da “baixa”

 

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai avançar com a requalificação e revitalização da “baixa” tirsense, com um investimento que ronda os 2,6 milhões de euros.

Joaquim Couto pretende, assim, que Santo Tirso esteja na linha da frente das cidades mais sustentáveis do país e, com base nestes objetivos, as intervenções no Largo Coronel Baptista Coelho e na Praça Camilo Castelo Branco vão privilegiar a mobilidade pedonal e ciclável, a coesão territorial e melhorar as condições de uso, fruição e qualidade de vida, de modo a adaptar os espaços às realidades dos dias de hoje.

“Estes projetos são projetos emblemáticos da cidade porque são dois espaços que têm um significado afetivo e histórico da cidade. A verdade é que já não cumprem os objetivos para que foram desenvolvidos há muitos anos e compete-nos a nós, à Câmara Municipal, através do seu plano de mobilidade e sustentabilidade, requalificar e reformar esses espaços adaptando aos tempos modernos e adaptando às necessidades das pessoas.” Salienta o autarca socialista.

Os trabalhos de requalificação já estão em curso e seguem a linha do Plano Municipal de Mobilidade Sustentável de Santo Tirso, que tem como eixos prioritários reduzir as emissões de carbono nos centros urbanos e incentivar do uso da bicicleta e de transportes públicos.

“Queremos que as pessoas tenham orgulho na sua cidade, que vivam próximo de onde trabalham, próximo da escola ou de outras atividades, mas que não fiquem em casa fora do seu horário de trabalho, que venham para a cidade, venham para o espaço público”, conclui Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.