SAIBA O QUE APROVOU A COMISSÃO NACIONAL DO PS QUE REUNIU NO PORTO

Saiba o que aprovou a Comissão Nacional do PS que reuniu no Porto

 

A Comissão Nacional do Partido Socialista, que reuniu este sábado, no Porto, aprovou nove moções, entre as quais uma sobre a despenalização da morte assistida, tema controverso que muito tem marcado a atualidade política.

A primeira subscritora da moção “Eutanásia – um debate sobre a vida”, Maria Antónia Almeida Santos, esclareceu que a eutanásia não é uma “cultura da morte”, mas uma “valorização” da autonomia da pessoa.

“Não há nenhuma cultura de morte, muito pelo contrário, é uma questão de valorizar mais a autonomia da pessoa, a autonomia dos valores que defendemos e, principalmente, perceber a quem é que se dirige esta questão da morte assistida ou da legalização da eutanásia”, disse Maria Antónia Almeida Santos.

“Legalização e regulação das drogas leves em Portugal” [*]; “Regulamentar a prostituição uma questão de dignidade”; “Fazer a diferença nas comunidades”; “Dar força à economia social”; “Autarquias locais: proposta de criação de lei-quadro e correção dos erros da agregação de freguesias”; “Reestruturar as secções e concelhias”; “Limitar proporcionalmente os salários – uma questão de igualdade” [*] e “Em defesa dos jovens do interior de Portugal” foram as restantes oito moções aprovadas.

Inicialmente estava prevista a apresentação de dez moções, mas acabaram por ser votadas apenas nove, já que uma delas – “Novas propostas para a Justiça” – não chegou a ser apresentada.

A receber a maioria dos votos contra esteve apenas uma das moções – “Restruturação das secções e concelhias” – tendo sido rejeitada.

 

NOTAS:

Conheça aqui o texto original das moções setoriais apresentadas.

As moções que acima estão assinaladas com um [*] foram alteradas durante o período de apresentação e debate da Comissão Nacional.

 

1374 Visualizações