Artigo

PORTO: RAINHA D. LEONOR VAI SER “O MELHOR BAIRRO SOCIAL DO PAÍS”

2176 Visualizações

Porto: Rainha D. Leonor vai ser “o melhor bairro social do país”

“O melhor bairro de habitação social do país vai nascer na cidade do Porto”, revelou esta terça-feira, dia 4 de abril, a autarquia portuense. O Tribunal de Contas aprovou o contrato, o projeto já foi apresentado a todo o Executivo da Câmara Municipal do Porto, e as obras deverão começar já no próximo mês de maio. Os moradores foram ouvidos antes do projeto ser aprovado e estiveram envolvidos na decisão tomada.

Manuel Pizarro, vereador da Habitação e Ação Social da Câmara do Porto, considera o novo empreendimento “um projeto de futuro, que aponta para um Porto mais inclusivo e mais confortável para todos”.

O Bairro Rainha D. Leonor, que se encontrava já em avançado estado de degradação, vai albergar as 52 famílias que já habitavam no local, e ainda vão sobrar mais 20 casas para novos inquilinos municipais. As casas vão dividir-se em várias tipologias, de T1 a T4, havendo até apartamentos duplex.

Importa sublinhar que este bairro será o primeiro de classe energética A+ em Portugal.

O promotor do projeto comprometeu-se a dividir o bairro em dois blocos, sendo que as obras das casas destinadas ao mercado imobiliário só podem avançar após a conclusão e entrega da habitação social aos moradores municipais.

Este modelo implementado pelo pelouro da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, liderado pelo socialista Manuel Pizarro, permitirá fazer a obra sem qualquer custo para o município.