Artigo

Mulheres Socialistas saúdam o Governo pela criação de App contra a violência doméstica

318 Visualizações

Mulheres Socialistas saúdam o Governo pela criação de App contra a violência doméstica

 

O Governo lançou uma aplicação para smartphones, com o objetivo de facilitar denúncias de violência doméstica. O Departamento Nacional das Mulheres Socialistas saúda o Governo pela iniciativa.

As chamadas telefónicas e as mensagens eletrónicas podem ser feitas em qualquer lugar do país e a qualquer hora, permitindo às vitimas ou a testemunhas que presenciem um ato de violência denunciar a situação.
A aplicação, chamada AppVD, foi desenvolvida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no âmbito do Simplex +, um dia após o Dia Internacional da Mulher.

Para Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, a app tem o objetivo de “diminuir o fosso da diferença de respostas a nível do território”. A Secretária de Estado sublinha ainda que “hoje em dia, os smartphones são uma ferramenta fundamental e esta aplicação surge na tentativa de adaptar respostas a esta nova realidade”.

O gabinete do Ministro Adjunto acrescenta que a aplicação“vai facilitar o acesso de qualquer cidadão e cidadã aos contactos das entidades que integram a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica, mas também o trabalho de profissionais que acompanham e encaminham estes casos”.

Depois de descarregar a aplicação, é possível pesquisar que serviços de apoio às vítimas existem nos respetivos concelhos, quais os contactos para fazer denúncias e quais as entidades que podem dar apoio jurídico ou psicológico. Os resultados desta pesquisa seguem o critério de proximidade territorial.

 
A aplicação está disponível na Play Store e na Apple Store.