Artigo

Matosinhos vai incluir surf, patinagem e salto à corda nas Atividades Curriculares

206 Visualizações

Matosinhos vai incluir surf, patinagem e salto à corda nas Atividades Curriculares

As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de algumas escolas de Matosinhos vão passar a ter, “em breve”, modalidades como o surf, patinagem artística e ‘rope skipping’ (salto à corda), anunciou a autarquia socialista.

Os agrupamentos de escolas de Matosinhos e Professor Óscar Lopes vão passar a contar com o Projeto Surfing na Escola, dinamizado pela Associação Onda do Norte e que procurará divulgar uma atividade desportiva “hoje fundamental para a economia local”, refere a autarquia.

Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos vão passar a ter disponíveis aulas de iniciação à patinagem artística pelo Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra.

A câmara acrescenta ainda que será estabelecido um protocolo com a Associação Portuguesa de Rope Skipping para a iniciação à prática desta modalidade nas escolas deste concelho do distrito do Porto.

Depois dos investimentos no parque escolar e em programas de apoio ao ensino da Matemática e de Português, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, refere que “a educação continua a ser uma prioridade neste mandato”.

“Queremos enriquecer o currículo dos nossos alunos. Não ficamos satisfeitos com a formação curricular tradicional, queremos formar cidadãos comprometidos com a sua comunidade, os nossos alunos vão ter uma relação mais profunda com o seu território”, defendeu.

Estas são algumas das entidades que, juntamente com a câmara e a Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto, estarão envolvidas na elaboração do Currículo Local de Educação para o período 2018-2021.

O Município de Matosinhos assinou, em 2015, o Contrato de Educação e Formação Municipal com o Ministério da Educação e os agrupamentos de escolas do concelho, do qual faz parte a conceção e implementação do Currículo Local.