Artigo

Matosinhos homenageia Guilherme Pinto no dia em que se assinala um ano da sua morte

231 Visualizações

Matosinhos homenageia Guilherme Pinto no dia em que se assinala um ano da sua morte

Na próxima segunda-feira, dia 08 de janeiro, data em que se cumpre um ano sobre o falecimento de Guilherme Pinto, a Câmara Municipal de Matosinhos vai homenagear o ex-presidente.

A homenagem, que terá dois momentos, começará às 12 horas com uma cerimónia solene de deposição das cinzas de Guilherme Pinto no columbário do Cemitério de Sendim e, às 21h30, realizar-se-á nos Paços do Concelho uma evocação “do homem, do político e do autarca”, com a intervenção do diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e presidente da Rádio Renascença, padre Américo Aguiar, do dirigente do PS, Manuel Pizarro, do conselheiro de Estado António Lobo Xavier e da atual presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.

Guilherme Pinto nasceu em 1959, em Matosinhos, e faleceu a 08 de janeiro de 2017, tendo presidido à Câmara Municipal de Matosinhos entre 2005 e a data da sua morte.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi deputado da Assembleia da República e da Assembleia Municipal de Matosinhos, entrando para a vereação da autarquia em 1989.

“É responsável por um legado de modernidade, inovação e criatividade que contribuíram para o reforço do Poder Local Democrático em Portugal”, salienta a autarquia em comunicado.

Para além das funções exercidas na autarquia, Guilherme Pinto desempenhou outros cargos de relevo nacional e internacional, entre os quais a presidência da Casa da Arquitetura: Centro Português de Arquitetura, do Fórum Europeu para a Segurança Urbana e do Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade.

Era ainda membro do Comité de Monitorização e relator principal do Conselho da Europa.

Guilherme Pinto foi também membro do Conselho Político do Programa Europeu para a Sustentabilidade das Cidades e Regiões, do Gabinete de Estudos do PS e do Conselho de Jurisdição Nacional da JS, secretário coordenador e presidente da Comissão Política do PS de Matosinhos, presidente da Comissão de Jurisdição da Federação Distrital do Porto do PS, membro da Comissão Nacional do PS, diretor de campanha em Matosinhos da candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República, vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto e cofundador da Fundação da Juventude e da Casa da Música.