Artigo

Luísa Salgueiro eleita vice-presidente do Eixo Atlântico

240 Visualizações

Luísa Salgueiro eleita vice-presidente do Eixo Atlântico

 

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, foi eleita, no passado dia 9 de novembro, vice-presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

A primeira mulher a liderar a Câmara Municipal de Matosinhos é agora, também, uma estreia feminina na vice-presidência do Eixo Atlântico, substituindo Alfredo García, agora presidente da instituição.

A nova vice-presidente manifestou “total empenho” no trabalho conjunto de valorização do território da fachada atlântica da Europa, sublinhando que a eleição permitirá também continuar a afirmar Matosinhos no contexto do Noroeste Peninsular.

Na primeira reunião, a prevenção dos fogos dos dois lados do rio Minho mereceu atenção reforçada, com a necessidade de avançar para a unificação da coordenação do combate aos incêndios.

Recorde-se que o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma organização transfronteiriça que junta 38 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza em torno das questões comuns desta região.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi fundado em 1992, com doze cidades portuguesas e galegas. Matosinhos faz parte da organização desde 2007, tendo organizado em 2016 a Capital da Cultura do Eixo Atlântico. A instituição desenvolve programas de cooperação em áreas tão distintas como o desporto, a administração portuária, a cultura e a formação.