Artigo

Lousada. Entrega de lixo reciclável dá descontos na fatura dos resíduos sólidos

351 Visualizações

Lousada. Entrega de lixo reciclável dá descontos na fatura dos resíduos sólidos

 

Cerca de 300 lousadenses já aderiram ao projeto-piloto “Lixo Sustentável”, tendo obtido descontos na fatura do lixo por entregarem resíduos recicláveis no ecocentro. No total, em 2017 esta iniciativa permitiu recolher 41 toneladas de resíduos, que foram encaminhados para reciclagem.

“O balanço do projeto no final do ano passado foi muito positivo, com cerca de 300 consumidores lousadenses a aderir e mais de 1.700 entregas efetuadas que se traduziram no encaminhamento para reciclagem de mais de 20 toneladas de papel/cartão, 13 toneladas de vidro e oito toneladas de plástico”, resume a autarquia socialista.

“Face à importância que estes valores representam, a autarquia vai dar continuidade ao projeto durante este ano”, sustenta a mesma fonte.

O projeto “Lixo Sustentável” foi lançado pela Câmara Municipal de Lousada em junho de 2017, no âmbito do Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade. No primeiro trimestre já tinham aderido 160 munícipes.

Além de sensibilizar para a importância da reciclagem e das boas práticas ambientais, este projeto visa a redução da pegada ecológica do município, a criação de hábitos de separação de resíduos e o cumprimento das metas do Plano de Ação da Estratégia para os Resíduos Urbanos de Lousada.

“A reciclagem dos resíduos é uma missão que envolve toda a comunidade e pretende-se alertar o cidadão para a importância dos pequenos gestos do dia a dia para a proteção do ambiente e dos recursos naturais”, sintetiza a descrição do projeto.

Para participar no projeto, os munícipes têm que inscrever-se. Depois basta entregar as embalagens de papel/cartão, plástico e metal e o vidro no Ecocentro Municipal de Lousada, em Boim. Os resíduos são pesados e é feito um registo, sendo que por cada quilograma entregue há um desconto na fatura dos resíduos urbanos que será de 0,10 cêntimos por cada quilograma de papel; 0,15 cêntimos por cada quilograma de embalagens de plástico e metal e de 0,05 cêntimos por embalagem de vidro.

O regulamento criado pela autarquia refere que o desconto máximo por cada utilizador doméstico é de 72 euros e para cada utilizador não-doméstico sem fins lucrativos chega aos 144 euros.

A Câmara Municipal de Lousada realça ainda que está também a ser reforçada a rede de ecopontos no concelho com mais 150 equipamentos para separar lixo.