Juventude Socialista

A Juventude Socialista (JS) é uma organização política de juventude empenhada na defesa dos valores do socialismo democrático e da República, constituída por jovens entre os 14 e os 30 anos de idade. A JS procura o desenvolvimento da intervenção cívica com vista à criação de uma sociedade mais democrática, justa e solidária, assente nos valores da liberdade, igualdade e fraternidade.

Enquanto estrutura de juventude do Partido Socialista, a JS goza, nos termos dos seus estatutos, de plena autonomia de organização e de condução das suas opções políticas em respeito pela Declaração de Princípios do PS.

A JS atua localmente, através dos seus Núcleos e Concelhias, e estas, por seu turno, organizam-se em Federações Distritais. A JS desenvolve ainda a sua atuação sectorialmente através dos seus Núcleos de Escola, em todos os níveis de ensino, desde o básico ao superior, os quais se organizam através da Organização de Estudantes Socialistas (OES).

FEDERAÇÃO DISTRITAL DO PORTO

Eduardo_Barroco_Melo_JS_Distrital_Porto_V2

PRESIDENTE

Eduardo Barroco de Melo

Tem 29 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e fez a licenciatura e o mestrado em Bioquímica, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Atualmente, é doutorando em Governação, Conhecimento e Inovação, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde se dedica à investigação sobre inovação em biotecnologia.

Com um percurso muito marcado pelo associativismo, primeiro juvenil e depois estudantil, foi dirigente da Associação Juvenil de Ciência e, já no Ensino Superior, foi, entre outras coisas, coordenador-geral de política educativa (2010) e presidente da Associação Académica de Coimbra (2011), bem como presidente da Federação Académica para a Informação e Representação Externa (2013-2014), uma organização estudantil nacional responsável pela representação política dos estudantes portugueses do Ensino Superior no domínio internacional.

Na Juventude Socialista, foi coordenador-adjunto da JS/Gaia e, até 2017, desempenhou funções como presidente da sua Comissão Política Concelhia. Fez parte do secretariado da Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista (2013 a 2017). No plano nacional, integrou a Comissão Nacional da Juventude Socialista (2012-2014) e tem pertencido ao Secretariado Nacional da Juventude Socialista no anterior (2014-2016) e no atual mandatos, primeiro como Coordenador Nacional da Organização de Estudantes Socialistas e, atualmente, como Secretário Nacional para o Ensino Superior. Em dezembro de 2017 tornou-se presidente da Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista.

Barroco Melo é, ainda, deputado à Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e à Assembleia de Freguesia de Arcozelo. 

 

CONTACTOS

Morada: Rua Santa Isabel, n.º 82, 4250-536 Porto
E-mail: fedjsporto@juventudesocialista.pt
Site: http://www.omensalista.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/jsportodistrital/

Presidente: Rui Vilares

Presidente: Ana Marta Silva

Presidente: Soraia Varandas

Presidente: Diogo Augusto

Presidente: Nuno Fernandes

Presidente: Francisco Almeida

Presidente: Miguel Queirós

Presidente: Miguel Rodrigues

Presidente: Helena Matos Leal

Presidente: Luís Garcia

Presidente: Tiago Josué Ferreira

Presidente: Álvaro Laranjeira Vaz

Presidente: Miguel Nascimento

Presidente: Sofia Andrade

Presidente: Bruno Silva Soares

Presidente: Carlos Ribeiro

Presidente: Pedro Marques Pimenta

Presidente: Ânser Coelho