Artigo

ISABEL SANTOS: “NUM PAÍS COMO OS ESTADOS UNIDOS, O DISCURSO DE DONALD TRUMP É ANTI-NATURA”

661 Visualizações

Isabel Santos: “Num país como os Estados Unidos, o discurso de Donald Trump é anti-natura”

À margem da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, fórum que reúne 27 países da região e que decorreu a 23 e 24 de fevereiro no Porto, estivemos à conversa com a deputada socialista Isabel Santos, que participou no encontro na qualidade de vice-presidente da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), com uma comunicação sobre “Migrações, Cooperação e Segurança”.

Isabel Santos deu-nos a sua visão sobre os obstáculos que a Europa enfrenta atualmente e sobre os desafios que se colocam. Para a deputada socialista, a Europa não pode fechar os olhos àquilo que é o seu dever. “É pela cooperação, pelo respeito e pela partilha das nossas responsabilidades que a questão se resolve”, afirmou.

Se, por um lado, Isabel Santos defende que é preciso refletir sobre as causas dos conflitos, como a “fome, a miséria, os problemas demográficos e a falta de oportunidades económicas em muitos países”, por outro, também sublinha que a prioridade é “responder já e de imediato no salvar vidas”.

Numa breve entrevista, a vice-presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE falou-nos ainda sobre a política de migrações e a forma como entende o fenómeno da crise humanitária que atualmente assola a Europa.

Questionada sobre o atual discurso anti-imigração do recém-eleito presidente dos EUA, Isabel Santos afirmou que é com “preocupação” que olha para o “discurso absolutamente xenófobo, racista e perigoso de Donald Trump”. A deputada socialista considera que “num país como os Estados Unidos”, este discurso “é anti-natura”.

 

Veja aqui a breve entrevista: