Artigo

GUSTAVO PIMENTA LANÇA “UM DOS MAIS BONITOS LIVROS SOBRE A GUERRA COLONIAL”

681 Visualizações

Gustavo Pimenta lança “um dos mais bonitos livros sobre a Guerra Colonial”

Gustavo Pimenta acaba de lançar “A sorte de ter medo”, uma obra cheia de ironia e reflexão que leva o leitor a viajar no tempo para compreender as dúvidas que assaltavam cada militar português presente nos palcos da Guerra Colonial.

A apresentação do livro, que decorreu no átrio da Câmara Municipal do Porto, ficou a cargo de Manuel Pizarro, vereador socialista e presidente da Distrital do PS Porto, que considerou o livro “absolutamente fiel” ao período que descreve.

“Não sei se lembrar a guerra é vacina suficiente para evitar certas tentações atuais, mas esquecer é que não o é certamente”, defendeu Manuel Pizarro.

“Foi um dos mais bonitos livros que já li sobre a Guerra Colonial”, afirmou o vereador socialista, que deixou um misto de “embaraço e júbilo” ao autor, como o próprio confessou.

“Emocionado” por o reavivar destas memórias o fazerem recuar no tempo, Gustavo Pimenta fez questão de confidenciar que é num “ambiente familiar extremamente estimulante” que encontra “a tranquilidade para escrever e conseguir encontrar equilíbrio”.

Além de ficção e muita poesia, este é o segundo livro de Gustavo Pimenta dedicado às memórias do que viveu na Guiné-Bissau.

Recorde-se que, para além de professor universitário, Gustavo Pimenta é, atualmente, deputado e líder da bancada do PS na Assembleia Municipal do Porto. Entregue à causa pública e socialista, foi, entre 1991 e 1995, deputado à Assembleia da República.